Avaliação da Formação Inicial em Educação Física – Um Estudo com Egressos da Ufsc
Por William das Neves Salles (Autor), Gelcemar Oliveira Farias (Autor), Ema Maria Egerland (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 21, n 3, 2013. Da página 61 a 70
Resumo
O objetivo do estudo foi diagnosticar as opiniões dos egressos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física sobre a formação inicial realizada na UFSC, abrangendo a estrutura curricular proposta, o corpo docente, os colegas de turma, a estrutura administrativa, a infraestrutura física, as práticas pedagógicas como componente curricular, os estágios supervisionados e as atividades de extensão e de pesquisa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário online, especialmente construído e validado para a pesquisa, que procurou obter informações referentes à avaliação da formação inicial de 63 egressos (34 bacharéis e 29 licenciados) sobre a nova proposta curricular implementada no ano de 2006. Os resultados indicaram que o corpo docente (7,25 ± 1,43 pontos) foi o aspecto mais bem avaliado em ambos os cursos. Por outro lado, o indicador que recebeu a pior avaliação dos egressos foi o desempenho dos próprios colegas de turma (5,76 ± 1,89). Constatou-se que o curso de bacharelado foi significativamente melhor avaliado (p = 0,05) pelos seus egressos (6,89 ± 2,02) quando comparado ao curso de licenciatura (6,34 ± 2,13), com destaques para a estrutura curricular (p