Avaliação da Formação Inicial em Educação Física: Um Estudo Delphi
Por Evandra Hein Mendes (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 16, n 1, 2006.
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a formação inicial em Educação Física de uma instituição federal de ensino superior, segundo a percepção dos docentes, discentes e egressos. Para tanto, desenvolveu-se um estudo Delphi. Os resultados evidenciaram diversos aspectos relacionados à estrutura curricular, pesquisa e extensão, recursos, corpo docente e discente, administração acadêmica, estágios e eventos científicos. A exigência de defesa de monografia, a participação em projetos de pesquisa e extensão, o acesso à internet, os laboratórios de informática e salas de aula e a realização de estágios na própria instituição foram destacados como pontos positivos. Por outro lado, a desarticulação entre as disciplinas de cada fase, a ausência de definição clara das linhas e projetos de pesquisa e extensão, a falta de um núcleo de estudos especializado em esporte, a precariedade de algumas instalações esportivas e do acervo bibliográfico da Biblioteca Central foram colocadas pelos participantes como os principais aspectos negativos do curso.