Avaliação de Indicadores Antropométricos e Neuromusculares de Jovens Escolares do Ensino Fundamental do Interior Paulista
Por Alex Fabrício Borges (Autor), João Paulo Borin (Autor), Ademir de Marco (Autor).
Resumo
O presente estudo teve como principal objetivo identificar o desempenho de indicadores antropométricos e neuromusculares de jovens escolares em ambos os gêneros. Foram avaliados 94 alunos, 51 meninas e 43 meninos do Ensino Fundamental do Colégio São José de Batatais/SP, com idade entre 10 e 14 anos, nas variáveis antropométricas (massa corporal, estatura, percentual de gordura, IMC e massa magra) e força de membros superiores. Os resultados foram analisados por meio de freqüências (absoluta e relativa). Os valores antropométricos apontam um aumento crescente dos 10 aos 14 anos para ambos os sexos. No arremesso da bola (medicine bal)l para o sexo masculino, 14 alunos obtiveram classificação nos níveis esperados para a idade. No grupo das meninas, 26 alunas atingiram o nível de performance estabelecido para a faixa etária analisada. No teste da barra fixa para o sexo masculino, 11 avaliados conseguiram realizar de uma a três repetições. Enquanto que no sexo feminino, apenas 3 alunas permaneceram pelo período de tempo de suspensão na barra, padronizado para a idade avaliada. Da análise dos resultados pode ser depreendido ainda que, apesar das condições de vida favoráveis ao crescimento e desenvolvimento, o público avaliado não demonstrou o nível esperado para a faixa etária na qual se encontravam, sendo necessários novos estudos, com ampliação da amostra, que verifiquem as atividades motoras no ambiente escolar.