Resumo

Introdução: O Método Saúde Funcional em Equilíbrio (SAFE®), criado por Balsamo et al (2016), e traz uma proposta nova para avaliar o ser humano de forma global e sistêmico nas dimensões bio-psico-social-emocional-espiritual. A saúde funcional pode ser influenciada por atitudes, emoções, valores, práticas, pensamentos, ações e reações, influenciando as atividades do cotidiano e o estilo de vida das pessoas. Entretanto, pouco e sabe como está a saúde funcional da população brasileira.
Objetivo: Avaliar a saúde funcional de 768 pessoas através Método SAFE®.
Método: Trata-se de um estudo transversal descritivo, avaliado por meio de questionário através da plataforma e Sistema de avaliação Método SAFE®, para a obtenção dos níveis de saúde funcional dos avaliados, com o objetivo de avaliação a saúde mente e corpo. Os avaliados receberam um link de acesso para preencher os questionários e realizaram avaliações de aptidão física que duram no máximo 9 minutos. A classificação da saúde funcional é apresentada na pirâmide SAFE® nas cinco zonas (Z) de saúde funcional, conforme o percentual dos biomarcadores SAFE®, que estão de acordo com a normalidade de cada avaliado. Onde Z5 significa que a pessoa tem uma Excelente Saúde Funcional, pois 90 a 100% dos biomarcadores SAFE® avaliados estão adequados. Z4 significa que você tem uma Boa Saúde Funcional e está próximo de ser um Z5, pois 75 a 89% dos biomarcadores SAFE® avaliados estão adequados. Z3 significa que você tem um nível regular de Saúde Funcional, pois 50 a 74% dos biomarcadores SAFE® estão adequados. Z2 significa que o nível de saúde funcional está abaixo do desejável, pois 25 a 49% dos biomarcadores SAFE® estão adequados. Z1 significa que o nível de saúde funcional está muito abaixo do desejável, pois apenas 0 a 24% dos biomarcadores SAFE® estão adequados. Os resultados foram expressos de forma descritiva.
Resultados: 768 indivíduos participaram deste estudo sendo 468 mulheres idade média 36,72 (±8) anos e 300 homens com idade média de 31,82 (±11) anos. Os resultados mostraram que homens (Vermelho) apresentam em média 70% biomarcadores de acordo com valores sugeridos para idade e gênero e que as mulheres (azul) apresentam em média 68% biomarcadores de acordo com valores sugeridos para idade e gênero Pontos de destaque positivos para os avaliados com maior nível de saúde funcional são: Saúde social, baixa ansiedade, sem dores no corpo, baixa fadiga/cansaço, ótima percepção da capacidade física e funcional, prática regular de exercício físico (destaque treino de força e corrida). No extremo oposto os avaliados com pior nível de saúde funcional apresentaram baixa capacidade funcional, baixo VO2 máx, 100% de percepção de dor, e elevada fadiga e cansaço. Conclusão: Este grupo específico de avaliados da plataforma SAFE® mostra que homens que em média tem 70,5% dos biomarcadores adequados e as mulheres 68%. Ambos em maior parte Z3. A avaliação da saúde funcional é uma forma prática e rápida e pode mostra resultados em nível físico e psico-emocional dos avaliados.

Arquivo