Avaliação Mente e Corpo: Percentual de Distribuição Z da Saúde Funcional de 768 Avaliados na Plataforma Safe®
Por Alexandre Correia Alves (Autor), Igor Porto Torres (Autor), Tâmara Maria de Araújo (Autor), Filipe Glaucon Santos Pereira (Autor), Linda G Reis (Autor), João Paulo Menese (Autor), Alessandro Mendes (Autor), Leandro Sousa (Autor), Iago Guerin (Autor), Leopoldo Santos Neto (Autor), Sandor Balsamo (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: O Método Saúde Funcional em Equilíbrio (SAFE®), criado por Balsamo et al (2016), e traz uma proposta nova para avaliar o ser humano de forma global e sistêmico nas dimensões bio-psico-social-emocional-espiritual. A saúde funcional pode ser influenciada por atitudes, emoções, valores, práticas, pensamentos, ações e reações, influenciando as atividades do cotidiano e o estilo de vida das pessoas. Entretanto, pouco e sabe como está a saúde funcional da população brasileira.
Objetivo: Avaliar a saúde funcional de 768 pessoas através Método SAFE®.
Método: Trata-se de um estudo transversal descritivo, avaliado por meio de questionário através da plataforma e Sistema de avaliação Método SAFE®, para a obtenção dos níveis de saúde funcional dos avaliados, com o objetivo de avaliação a saúde mente e corpo. Os avaliados receberam um link de acesso para preencher os questionários e realizaram avaliações de aptidão física que duram no máximo 9 minutos. A classificação da saúde funcional é apresentada na pirâmide SAFE® nas cinco zonas (Z) de saúde funcional, conforme o percentual dos biomarcadores SAFE®, que estão de acordo com a normalidade de cada avaliado. Onde Z5 significa que a pessoa tem uma Excelente Saúde Funcional, pois 90 a 100% dos biomarcadores SAFE® avaliados estão adequados. Z4 significa que você tem uma Boa Saúde Funcional e está próximo de ser um Z5, pois 75 a 89% dos biomarcadores SAFE® avaliados estão adequados. Z3 significa que você tem um nível regular de Saúde Funcional, pois 50 a 74% dos biomarcadores SAFE® estão adequados. Z2 significa que o nível de saúde funcional está abaixo do desejável, pois 25 a 49% dos biomarcadores SAFE® estão adequados. Z1 significa que o nível de saúde funcional está muito abaixo do desejável, pois apenas 0 a 24% dos biomarcadores SAFE® estão adequados. Os resultados foram expressos de forma descritiva.
Resultados: 768 indivíduos participaram deste estudo sendo 468 mulheres idade média 36,72 (±8) anos e 300 homens com idade média de 31,82 (±11) anos. Os resultados mostraram que homens (Vermelho) apresentam em média 70% biomarcadores de acordo com valores sugeridos para idade e gênero e que as mulheres (azul) apresentam em média 68% biomarcadores de acordo com valores sugeridos para idade e gênero Pontos de destaque positivos para os avaliados com maior nível de saúde funcional são: Saúde social, baixa ansiedade, sem dores no corpo, baixa fadiga/cansaço, ótima percepção da capacidade física e funcional, prática regular de exercício físico (destaque treino de força e corrida). No extremo oposto os avaliados com pior nível de saúde funcional apresentaram baixa capacidade funcional, baixo VO2 máx, 100% de percepção de dor, e elevada fadiga e cansaço. Conclusão: Este grupo específico de avaliados da plataforma SAFE® mostra que homens que em média tem 70,5% dos biomarcadores adequados e as mulheres 68%. Ambos em maior parte Z3. A avaliação da saúde funcional é uma forma prática e rápida e pode mostra resultados em nível físico e psico-emocional dos avaliados.