Avaliação Musculo-articular dos Efeitos da Hidroterapia na Recuperação Pós-treino em Jogadores de Basquetebol
Por Fan He (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 28, n 5, 2022.
Resumo
Objetivo:
Avaliar os efeitos da hidroterapia sobre a recuperação pós-treinamento dos jogadores de basquete.
Método:
60 jogadores de basquetebol da equipe de representantes esportivos foram divididos igualmente em grupo teste e controle para avaliação de acordo com o método Partridge. O grupo experimental recebeu hidroterapia por 15 minutos após o treino intenso de inverno. Foram avaliados os graus de dor em flexão e extensão das articulações, adução, rotação externa e rotação interna.
Resultados:
O valor de HL do sangue imediatamente após a natação hidroterápica de 800m não foi significativamente diferente entre o grupo experimental e o grupo controle por teste t (P>0,05). Antes do tratamento, não houve diferença significativa na pontuação de Partridge entre os dois grupos (P<0,01). A melhora da pontuação de Partridge nos dois grupos de pacientes foi significativamente reduzida após o tratamento (P<0,01), e o desenvolvimento do grupo experimental foi significativamente melhor que a do grupo controle (P<0,01). Antes do tratamento, não houve diferença significativa entre os dois grupos (P<0,01). Após o tratamento, foi significativamente reduzido (P<0.01), mas o desenvolvimento do grupo experimental foi significativamente melhor que a do grupo controle (P<0.01).
Conclusão:
O método de introduzir a hidroterapia como natação pós-treino tem um efeito significativo no alívio do inchaço dos músculos braquial e quadríceps. No entanto, a natação intensa pode afetar o efeito de recuperação muscular. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.