Resumo

Ao reunir os materiais para estudo neste trabalho, percebeu-se que a maioria das pesquisas que se refere a avaliação é destinada aos segmentos do ensino fundamental e ensino superior, sendo praticamente inexistente na educação infantil, e quando atrelamos a avaliação na Educação Física, a literatura é mais ínfima ainda. Dessa forma, embora a avaliação seja importante no processo de aprendizagem, pouco se sabe sobre esta questão; portanto, é necessário ampliar os conhecimentos acerca da avaliação em Educação Física, principalmente na educação infantil. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo avaliar, na percepção dos professores de Educação Física na educação infantil, o conteúdo e a aplicabilidade da planilha de observação utilizada em uma Rede Municipal de Ensino. Para tanto, essa pesquisa se orientou pela abordagem qualitativa de investigação a partir de um estudo exploratório. Participaram da pesquisa 21 professores que, assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, devidamente aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFSCar. Os participantes responderam a um questionário semiestruturado, por meio da plataforma Google Forms, constituído por questões abertas e fechadas sobre o conteúdo e a aplicabilidade do instrumento de avaliação utilizado pelos professores. A análise dos dados se deu em três etapas, a saber: descrição dos dados; análise de cluster e; categorias de análise. As informações obtidas nas etapas um e dois, subsidiaram as discussões nas categorias de análise. Com base no eixo “conteúdo”, emergiu do estudo a categoria de análise “Relevância dos critérios”. Nesta, é abordado a concepção dos professores sobre os itens que constam na planilha. No geral, notou-se que os docentes apresentam maior insatisfação nos aspectos psicomotores, justificados pela falta de critério para avaliar a ação motora. Além disso, outras sugestões foram indicadas para facilitar a observação do professor. Do eixo Aplicabilidade, surgiram duas categorias: A categoria “Relevância da planilha na avaliação”, que revelou 3 perfis diferentes de professores quanto a aceitação da planilha em estudo: os favoráveis a planilha e sem dificuldades para aplicá-la; os favoráveis à planilha, mas que apresentam dificuldades para aplicá-la; e; os resistentes à planilha. A outra categoria desse eixo foi denominada “Necessidade de capacitação sobre avaliação na Educação Física”, cuja maioria dos professores registraram a falta de diálogo sobre a avaliação na formação inicial trazendo, portanto, mais insegurança para avaliar seus alunos. As reflexões apresentadas nesse estudo, buscaram trazer elementos para dialogar sobre as fragilidades e potencialidades desse documento norteador, contribuindo para o processo de busca de uma ação avaliativa coerente, eficiente e prática

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