Avaliação na Educação Física Escolar: Analisando as Experiências das Crianças em Três Anos de Escolarização
Por Juliana Martins Cassani Matos (Autor), Wagner dos Santos (Autor), Aline de Oliveira Vieira (Autor), Bruna Jéssica Mathias (Autor), Marciel Barcelos (Autor).
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar o que as crianças produzem sobre o ato de avaliar, por meio da rememoração de suas experiências formativas na Educação Física em três anos da escolarização. Esta iniciativa de pesquisa também busca compreender como esse processo possibilita e contribui para o acompanhamento dos aprendizados das crianças. Utiliza a pesquisa narrativa com sete crianças do 6º ano do ensino fundamental de uma escola da Prefeitura Municipal de Serra/Espírito Santo. Assume, como fontes, os diários de Educação Física, que contém registros escritos e imagéticos, e as narrativas individuais orais dos discentes. A pesquisa evidenciou a potencialidade do diário e do desenho como práticas avaliativas, pois permitem que as crianças analisem seus aprendizados, evidenciando a sua articulação com a progressão pedagógica dos conteúdos de ensino na escolarização.