Avaliação na Educação Física Escolar: Perspectivas de Alunos de Pós-graduação
Por M. S. Pipa (Autor), N. M. P. Souza (Autor), D. S. Franco (Autor), S. A. M. Pereira (Autor).
Resumo
As diversas discussões que foram deflagradas no decorrer dos anos envolvendo a temática da avaliação educacional proporcionaram algumas mudanças no paradigma da avaliação do ensino-aprendizagem. Originariamente a avaliação era concebida apenas para atribuir uma nota aos alunos e também como método coercitivo e disciplinador. Novos significados foram incorporados a este processo tão importante, contudo, a concepção tradicional de avaliação ainda permeia a prática de alguns docentes, tornando a avaliação um mero instrumento para conferir uma nota ao aluno. Desta maneira o presente estudo tem por objetivo investigar as concepções de avaliação na Educação Física escolar dos professores da área que cursam a pós-graduação lato sensu na UFRRJ. Tendo como justificativa, a importância de se refletir sobre a atual perspectiva da avaliação na educação física escolar, como também promover a discussão sobre a concepção deste processo sob o ponto de vista dos professores que buscam uma formação continuada. Sua metodologia parte de uma pesquisa qualitativa. O método utilizado para a coleta de dados da foi um questionário semiestruturado composto por quatro perguntas abertas. A análise dos dados foi realizada com o método de análise de conteúdo proposto por Bardin. Os principais resultados encontrados demonstraram que os professores conceituaram a avaliação como instrumentos para gerenciar e quantificar a aprendizagem dos alunos, bem como diagnosticar a eficiência do processo de ensino. Considera-se que a concepção de avaliação e as práticas avaliativas mudaram muito no decorrer dos anos, mas ainda há um grande caminho a percorrer, para tornar a avaliação mais justa e, de fato, voltada para a aprendizagem dos alunos.