Resumo

As diversas discussões que foram deflagradas no decorrer dos anos envolvendo a temática da avaliação educacional proporcionaram algumas mudanças no paradigma da avaliação do ensino-aprendizagem. Originariamente a avaliação era concebida apenas para atribuir uma nota aos alunos e também como método coercitivo e disciplinador. Novos significados foram incorporados a este processo tão importante, contudo, a concepção tradicional de avaliação ainda permeia a prática de alguns docentes, tornando a avaliação um mero instrumento para conferir uma nota ao aluno. Desta maneira o presente estudo tem por objetivo investigar as concepções de avaliação na Educação Física escolar dos professores da área que cursam a pós-graduação lato sensu na UFRRJ. Tendo como justificativa, a importância de se refletir sobre a atual perspectiva da avaliação na educação física escolar, como também promover a discussão sobre a concepção deste processo sob o ponto de vista dos professores que buscam uma formação continuada. Sua metodologia parte de uma pesquisa qualitativa. O método utilizado para a coleta de dados da foi um questionário semiestruturado composto por quatro perguntas abertas. A análise dos dados foi realizada com o método de análise de conteúdo proposto por Bardin. Os principais resultados encontrados demonstraram que os professores conceituaram a avaliação como instrumentos para gerenciar e quantificar a aprendizagem dos alunos, bem como diagnosticar a eficiência do processo de ensino. Considera-se que a concepção de avaliação e as práticas avaliativas mudaram muito no decorrer dos anos, mas ainda há um grande caminho a percorrer, para tornar a avaliação mais justa e, de fato, voltada para a aprendizagem dos alunos.

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