Resumo

 

O presente trabalho tem como objetivo principal sistematizar, em forma de trilha de aprendizagem, uma proposta de sistematização da avaliação indiciária da/para aprendizagem que auxilie os professores de Educação Física na elaboração de estratégias avaliativas durante o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teórico a ser utilizado buscou contribuições de estudiosos que debatem a avaliação da/para aprendizagem numa concepção formativa tanto na área da Educação quanto na área da Educação Física escolar por meio da teorização da avaliação indiciária. O trabalho de natureza qualitativa, conciliou a pesquisa bibliográfica, onde foi realizado uma análise das publicações em três veículos de comunicação científica: Repositório Unesp (2018-2020), Anais do Conbrace (2011-2021) e mecanismo de pesquisa virtual Google Scholar (2014-2022) sobre o debate acadêmico e científico no campo da avaliação, os resultados encontrados apontam que as produções em torno do tema avaliação tem avançado moderadamente na Educação Básica, entretanto quando se restringe apenas para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental a quantidade pesquisa é incipiente. O paradigma indiciário se constitui como uma potente  proposta avaliativa, porém não foram achados trabalhos publicados no Proef e no Conbrace. Na pesquisa-ação existencial, foi promovido uma intervenção numa escola da rede pública de Piraí (Rio de Janeiro) com uma turma de quinto ano do ensino fundamental para a sistematização da unidade temática Danças experimentando estratégias avaliativas durante as aulas. O método utilizado para a coleta de dados ocorreu por meio do diário de campo, registro escrito, registro imagético e narrativas infantis. As estratégias avaliativas planejadas para os encontros formativos foram a memória de palavras, desenho, roda de conversa, produção textual, apresentação e entrevista. Desse modo, o portfólio foi eleito para inventariar as produções, assumindo o caráter formativo acompanhando o processo e somativo para a leitura de toda a trajetória, para fins reflexivo e investigativo. Como produto educacional desta pesquisa foi elaborado uma trilha de aprendizagem, que foi sistematizado contemplando a avaliação indiciária da/para aprendizagem, a partir da tematização das Danças numa turma de 5° ano do ensino fundamental, apresentando o conceito de avaliação indiciária e oferecendo propostas avaliativas que possam inspirar a prática pedagógica dos professores de Educação Física na escola. Esse estudo se limitou a realizar a pesquisa-ação com apenas uma turma do 5° ano do ensino fundamental
tematizando a prática corporal de Danças, o que possibilita a realização de intervenções futuras com outros anos de escolarização da Educação Básica e as demais práticas corporais como Brincadeiras e Jogos, Esporte, Lutas, Ginástica e Práticas Corporais de Aventura.

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