Avaliação na Educação Física Escolar: Quais as Regras Desse Jogo?
Por Raiana de Oliveira Almeida (Autor), Herberth Henrique dos Santos (Autor), Larissa Nunes de Oliveira (Autor), Margarida do Espírito Santo Cunha Gordo (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
A avaliação é um processo do ensino e aprendizagem de cunho qualitativo e quantitativo, que por vezes dialogam e divergem entre si, e apresentam-se nestes processos com o intuito de contemplar as exigências do sistema brasileiro de educação, tais como também o crescimento da qualidade do ensino. (DEMO, 2005). Darido (2012) ressalta que a avaliação está atrelada a raízes tradicionais, tais como: prova, nota, conceito e etc., e somente estas formas de avaliar reforça a hierarquização entre professor e aluno, e que esta deva ir além de rigor de julgamento e classificação, pois entende se que deva estar atrelada a ação de ensinar, educar e formar de acordo com a subjetividade dos sujeitos.