Avaliação na Educação Física Escolar: Reconhecendo a Especificidade de Um Componente Curricular
Por Wagner dos Santos (Autor), Bruna Jéssica Mathias (Autor), Juliana Martins Cassani Matos (Autor), Aline de Oliveira Vieira (Autor).
Em Movimento v. 21, n 1, 2015. Da página 205 a 218
Resumo
O estudo busca analisar as possibilidades e as necessidades de se produzir práticas avaliativas na Educação Física que levem em consideração os saberes valorizados pela educação escolarizada e pelas especificidades dessa disciplina. Utiliza a pesquisa narrativa autobiográfica como referencial teórico-metodológico e define, como colaboradores, alunos do primeiro ao quarto ano do ensino fundamental de uma escola municipal da Prefeitura de Serra/Espírito Santo. Possui como fontes desenhos, atividades pedagógicas escritas e diários de Educação Física. Esses instrumentos avaliativos possibilitaram aos discentes narrar as suas experiências corporais mediante a transformação dos saberes de domínio e relacionais em saberes-objeto.