Avaliação na educação física: percepção docente sobre uma planilha de observação na educação infantil
Por Caroline Dias de Arruda (Autor), Osmar Moreira de Souza Júnior (Autor), Glauco Nunes Souto Ramos (Autor), Daniela Godoi Jacomassi (Autor).
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi avaliar, na percepção de docentes de Educação Física da educação infantil, o conteúdo e a aplicabilidade de uma planilha de observação utilizada em uma Rede Municipal Pública de Ensino (RMPE). Participaram da pesquisa 21 professores(as) de Educação Física da educação infantil de uma RMPE que responderam a um questionário semiestruturado, com questões abertas e fechadas, para caracterizar os(as) professores(as) e identificar as suas percepções sobre a avaliação e sobre os itens da planilha. A análise dos dados ocorreu em três etapas: análise descritiva, que caracterizou os(as) professores(as); análise de cluster, que analisou os dados obtidos nas questões fechadas do questionário para buscar elementos semelhantes e discrepantes nas respostas dos(as) professores(as) e identificar possíveis padrões de respostas; e categorias de análise, na qual os dados obtidos nas duas primeiras etapas foram analisados em conjunto por meio de categorias de análise.