Resumo

O objetivo do estudo foi analisar as práticas avaliativas utilizadas por docentes de Educação Física de uma escola do primeiro segmento do Ensino Fundamental do Rio de Janeiro. Utilizamos dois questionários semiestruturados, o primeiro com perguntas relacionadas à formação acadêmica e profissional; e o segundo, com questões voltadas para avaliação nas aulas de Educação Física. Participaram da pesquisa cinco professores de Educação Física da escola do Rio de Janeiro. Os resultados mostraram que alguns professores não realizam avaliação nas aulas de Educação Física, justificando-se uma possível correlação com a falta de esclarecimento do que é avaliação. Por fim, supomos que avaliar ainda seja considerado sinônimo de atribuição de notas para alguns desses professores.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições70, 2010.

BETTI, M. Educação física e sociedade. São Paulo: Editora Movimento, 1991.

BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 01, n. 01, 2002.

BLOOM, B.; ENGELHART, M. D.; FURST, E. J.; HILL, W. H.; KRATHWOHL, D. R. Taxonomia dos objetivos educacionais: domínio cognitivo. Porto Alegre: Globo, 1983.

BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Caderno CEDES, v.19, n. 48, p. 69-88, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: primeiros e segundos ciclos: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996.

CALDEIRA, A. M. S. Avaliação e processo de ensino aprendizagem. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 3, p. 122, set./out. 2000.

CARVALHO, M. H.; UYTDENBROEK, X. (org.). Avaliar com os pés no chão: reconstruindo a prática pedagógica no ensino fundamental. Pernambuco: UFPE, 2000.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

DARIDO, S. C. A avaliação da educação física na escola. In: UNESP. Prograd. Caderno de formação: formação de professores - didática dos conteúdos, v. 6. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 127-140. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/41556/1/Caderno_blc2_vol6.pdf. Acesso em: 08 jun. 2020.

DEPRESBITERIS, L. O desafio da avaliação da aprendizagem: dos fundamentos a uma proposta inovadora. São Paulo: EPU, 1989.

GHIRALDELLI JUNIOR P. Educação física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a educação física brasileira. São Paulo: Loyola. 1988.

GIMENO-SACRISTÁN, J.G.; PÉREZ-GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

HOFFMANN, J. Avaliação mediadora uma prática em construção da pré-escola a universidade. Porto Alegre: Mediação, 1996.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

LUCKESI. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MATTOS, M. G.; NEIRA, M. G. Educação física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. São Paulo: Phorte, 2000.

MORESI, E. (org.). Metodologia da pesquisa. Brasília: UCB, mar. 2003.

OELKE, S. A.; RAITER, G.; MONTAGNOLI, D. A formação do profissional da educação física: algumas perspectivas. In: CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 5., 2010, Itajaí-SC. Anais [...]. Itajaí-SC, 2010. p. 1-10. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/sulbrasileiro/vcsbce/paper/view/1909/1104. Acesso em: 08 jun. 2020.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SOARES, C. L.; TAFFAREL, C. N. Z.; VARJAL, E.; CASTELLANI FILHO, L.; ESCOBAR, M. O., BRACHT, V. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

SOUSA, C. P. Avaliação do rendimento escolar. 2. ed. Campinas: Papirus, 1993.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZILIOTTO, D. S.; SILVA, R. O.; LOURENÇO, S.; HAUTH, L. O.; FERREIRA, A. L. P.; GURSKI, L. L. Educação física escolar e educação crítica: refletindo necessidades, fomentando a pesquisa. Cadernos da Escola de Educação e Humanidades, Curitiba, v. 1 n. 10, p. 44-59, 2015.

Acessar