Avaliação nas Aulas de Educação Física (EF): Experiências a Partir de Intervenções do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Por Vannina de Oliveira Assis (Autor), Priscila Costa Souza (Autor), Chrysthyan André Santos (Autor), Erlânia Pereira Silva (Autor), Mariana Ferreira Oliveira (Autor), Adrielly Santos Silva (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
A avaliação é um elemento indispensável ao processo pedagógico. Para Fernandes e Freitas (2007), ela contempla a formulação dos objetivos da ação educativa, na definição de seus conteúdos e métodos, usada no acompanhamento do desenvolvimento do aluno, na apreciação final do que este pode alcançar em um determinado período e no planejamento de ações educativas futuras. Ao PIBID cabe instrumentalizar os licenciandos para o planejamento como um ato educativo. Assim, o PIBID-EF-UFAL-Arapiraca realizou uma avaliação diagnóstica que permitiu planejar o componente curricular Educação Física diversificando seus instrumentos avaliativos. OBJETIVO Relatar experiências com a avaliação enquanto elemento do planejamento educativo nas aulas de EF para o Ensino Médio na Escola Estadual Santos Ferraz (Taquarana-AL).