Avaliação da Orientação Motivacional de Jovens Atletas no Futebol de Campo
Por Vinicius Barroso Hirota (Autor), Ademir de Marco (Autor), Carlos Eduardo Lopes Verardi (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 8, n 2, 2009.
Resumo
A motivação se concretiza pelo somatório de diferentes fatores, quer sejam internos à pessoa (intrínsecos) ou externos (extrínsecos) e, portanto, relacionados ao ambiente. Neste contexto, o individuo que esta prestes a gerar uma resposta em função de uma exigência (tarefa), poderá obter sucesso ou fracassar nesta ação. O objetivo deste estudo foi o de avaliar a orientação motivacional de um time de futebol (n: 22), da Cidade de Barueri, do sexo masculino de idade entre 17 e 19 anos, que participam de um programa de iniciação esportiva desta modalidade, tendo também como finalidade a descoberta de jovens talentos. O grupo de atletas juvenis reside em alojamento do clube durante a semana, recebendo salário e auxilio moradia, tendo ainda a possibilidade de profissionalização no futebol, por meio de recomendação para algum clube nacional ou até mesmo internacional. Como proposta metodológica, adotamos a Pesquisa Descritiva que segundo Thomas e Nelson (2002) é um estudo de status, e é amplamente utilizada na educação e nas ciências comportamentais, onde para a coleta dos dados utilizamos a escala TEOSQ (TASK AND EGO ORIENTATION IN SPORT QUESTIONAIRE ou Questionário do Esporte de Orientação para Tarefa ou Ego) desenvolvido por Duda (1992) e traduzido, adaptado e validado por Hirota e De Marco (2006).