Avaliação de Pais no Desenvolvimento Global de Crianças com Deficiência Praticantes de Natação
Por Mateus Baptista do Nascimento (Autor), Eduardo Santarelli (Autor), Bianca Santaguita (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivo: Este estudo tem por objetivo, avaliar o desenvolvimento global
das crianças do Projeto de Natação Iniciação da ADD, segundo o ponto
de vista dos pais. Material e método: Foi aplicado um questionário anônimo,
elaborado pelos autores deste trabalho aos pais de 15 crianças portadoras
de deficiência, contendo 7 afirmações com respostas fechadas relacionadas
ao desenvolvimento global de seus filhos. Resultados: Das 15 crianças que
participaram deste questionário, 3 (20%) são portadoras de deficiência física,
5 (33%) deficientes mentais, 5 (33%) deficientes visuais e 2 (14%) crianças
com deficiências múltiplas. Em relação ao progresso no desempenho
escolar das crianças, 7% dos pais discordam quase totalmente, 40%
concordam totalmente e 53% concordam quase totalmente com a melhora
de seus filhos. De acordo com os pais, em relação a melhora na qualidade
do sono de seus filhos, 14% discordam quase totalmente, 33% concordam
quase totalmente e 53% concordam totalmente com esta melhora. Quanto
a melhora de seus filhos no relacionamento com a família, 14% dos pais
discordam quase totalmente, 33% concordam quase totalmente e 53%
concordam totalmente com esta melhora. Com relação à evolução no
relacionamento com os amigos, 7% dos pais discordam quase totalmente,
20% concordam quase totalmente e 73% concordam totalmente com esta
evolução de seus filhos. Quanto ao fato de se alimentar melhor, 40% dos
pais concordam quase totalmente e 60% concordam totalmente com a
melhora de seus filhos. Em relação a maior autonomia de seus filhos para
realização de atividades do dia-a-dia, 14% dos pais concordam quase
totalmente e 86% dos pais concordam totalmente com uma maior
a u t o n omi a d e s e u s fi l h o s. C o n cl u s ã o : A t rav é s d a ap l i c a ç ã o d e s t e
questionário conseguimos avaliar um progresso significativo na autonomia
das crianças quanto as atividades do dia-a-dia, devido a participação das
mesmas neste projeto, segundo o ponto de vista dos responsáveis, que
também observaram uma melhora no relacionamento com os amigos e o
aumento em seu ciclo de amizades.