Avaliação Podobarométrica Comparativa Entre Atletas Velocistas e Indivíduos Não Atletas Durante Marcha em Esteira Rolante

Por: Clarice Tanaka, Fábio Ribeiro Mendes Mota Pelegrini e Maiza Ritomy Ide.

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte - v.7 - n.2 - 2008

Send to Kindle


.Resumo

Objetiva-se com este estudo detectar alterações na distribuição de peso plantar de atletas velocistas. Foram selecionados nove homens, cinco velocistas (GV) e quatro saudáveis (GC). Foram analisados os picos de pressão, força vertical máxima e integral de força dos indivíduos caminhando em esteira elétrica a 5 e 7 Km/h. Os parâmetros foram analisados no antepé, mediopé e retropé, no membro dominante (MD) e não-dominante (MND). Observou-se diferença entre os grupos nas três variáveis avaliadas, concluindo-se que atletas velocistas apresentam alterações na distribuição de peso plantar, quando comparados a sujeitos saudáveis. Apesar da maior simetria entre os membros dominante e não dominante, acredita-se que as mesmas possam conduzir a lesões e alterações posturais nos velocistas.

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/581

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.