Resumo
Na educação escolar, dentre os fundamentos pedagógicos, encontram-se os processos avaliativos. O presente estudo focou a Educação Física (EF) de 5ª à 8ª série, numa escola da rede municipal de Pelotas, que desenvolve na sua prática cotidiana uma avaliação de caráter qualitativo expressa por pareceres descritivos. Estes pareceres também são distintos das formas avaliativas nas demais escolas da mesma rede de ensino, nas quais as avaliações são expressas quantitativamente, com a emissão de notas. Objetivou-se estudar os pareceres descritivos realizando um estudo de caso, de caráter descritivo, usando análises documentais, observações e registros, entrevistas e questionários, que envolveram dois professores de Educação Física (EF), duas coordenadoras pedagógicas e 22% dos alunos de 5ª à 8ª séries e seus respectivos responsáveis. A partir destes apontamentos, a pesquisa buscou uma análise da trajetória, do cotidiano, do embasamento teórico dos professores de EF e a aceitação pela comunidade à avaliação por parecer descritivo de 5ª a 8ª série do ensino fundamental na EF escolar. Concluiu-se que a escola tem uma prática pedagógica questionadora, visando formar alunos críticos, e os avalia por parecer. Sobre a trajetória de construção, ela existe e está documentada, com poucas posições divergentes; a maioria dos professores compreende, apóia e avalia de forma conscientizadora. A construção dos pareceres descritivos tem forte apoio nas atividades denominadas “Repensando a nossa escola”, porém os professores de EF apresentaram nas práticas pedagógicas avaliações que se afastavam das metas e procedimentos costumais, evidenciados: por não haver entrosamento entre EF e demais disciplinas, por não realizarem dossiês dos alunos, bem como não implementar na sua totalidade seus planos de estudos, por nem poderem comparecer a conselhos de classe. Além disso, não utilizam embasamentos teóricos sobre avaliação, e, finalizando, os responsáveis pelos alunos simpatizam com a avaliação realizada pela escola.