Avaliação Postural em Alunoscom Necessidades Educativas Especiais da Apae de São Francisco do Sul -sc
Por Maria Isabel do Nascimento (Autor), Terezinha Jadir G. Santos (Autor), Cleusa Maria Ssneider (Autor).
Em VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Uma boa postura solicita ação permanente contra a gravidade. É o resultado da ação coordenada dos grupos musculares, ligamentos e articulações, que em ação, mantêm as diversas partes do corpo em suas respectivas funções. Em pessoas com necessidades especiais, não raro, estas funções sofrem alterações. O objetivo deste trabalho, além do levantamento das alterações, existentes foi a seleção das atividades para cada caso de acordo com a anamnese. Constou de uma população de 30 alunos, 6 com síndrome de Down, 19 com comprometimento psicológico e 5 com paralisia cerebral. A técnica usada para a avaliação foi o Teste Prático de Postura adotado pela Secretaria Municipal de Ensincde Londrina (PR). Feito o levantamento dos dados, foram analisados e diagnosticados os problemas e, então, feita a sugestão, ao professor de Educação Física, de exercícios apropriados para a reeducação posturale fortalecimento da postura e melhoria da coordenação motora, para cada caso em especial.