Resumo

INTRODUÇÃO: A avaliação postural é importante em qualquer exame físico, tanto na reabilitação como na prevenção, e com ela poderemos adquirir condições de mudar hábitos inadequados ou ineficientes de cada indivíduo. 
OBJETIVO: Avaliar e comparar os gêneros das alterações posturais dos atletas de natação e verificar a associação dessas alterações com o tipo de respiração. 
METODOLOGIA: Participaram 60 atletas, sendo que todos preencheram uma ficha, incluindo: sexo, idade, principal estilo do nado, tempo de prática do esporte e tipo de respiração predominante. Na avaliação postural, utilizou-se uma câmera fotográfica digital Sony DSC-W 130 Cyber-Shot® e tripé WT3510A®. Os dados foram analisados de modo descritivo e a associação entre as variáveis utilizou o Teste Exato de Fisher, por meio dosoftware SAS® 9. 
RESULTADOS: O crawl foi o estilo de nado predominante entre os atletas; notamos que os homens (49%) tinham respiração unilateral à direita; e as mulheres (41%), à esquerda. Os homens (58%) apresentaram mais hiperlordose lombar e as mulheres (31%) escoliose convexa à direita (p = 0,01). Foi apresentada associação entre alterações posturais e o tipo de respiração no sexo masculino, sendo que aqueles que respiravam para o lado direito tinham ombro esquerdo elevado e escoliose convexa à esquerda (p = 0,02). 
CONCLUSÃO: Os resultados revelaram que os atletas que praticam respiração unilateral à direita apresentavam mais alterações posturais. Por outro lado, a insuficiência de trabalhos publicados sobre a avaliação postural associado ao tipo de respiração de nadadores reforça a necessidade de novos estudos.

Acessar Arquivo