Resumo

Introdução: A prática de exercício é de fundamental importância para a saúde, mas riscos são inerentes, principalmente quando o praticante não é submetido à avaliação prévia. Objetivo: Este estudo versa sobre avaliação pré-participação (APP), considerando aspectos conceituais, importância e desafios relacionados à Educação Física. Métodos: Pesquisa de revisão narrativa baseada em livros e artigos diante dos quais, com construção textual qualitativa, foram produzidos três objetos centrais de análise. Resultados: Conceituou-se, primeiramente, a APP à luz de referenciais da medicina (esportiva) e da Educação Física. Notou-se ser uma prática endossada por especialistas e organizações. Quanto à sua aplicabilidade, que foi a segunda análise, concordou-se com a recomendação da aplicação de anamnese, do questionário de prontidão para atividade física, estratificação do risco cardiovascular e, finalmente, a conduta do profissional, especificamente do profissional de Educação Física (PEF). Por fim, apontaram-se desafios do tema, face à questões da obrigatoriedade da APP, aspectos cíveis, criminais, na formação inicial e continuada do PEF. Conclusão: Entende-se que esse tema é relevante no campo acadêmico e de intervenção do PEF, por riscos à saúde serem eventualmente verificados previamente com a APP físico-esportiva.

Referências

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