Avaliação Pré-participação Físico-esportiva: Conceito, Importância e Desafios no Campo da Educação Física
Por Marcos Alexandre Batista de Jesus (Autor), Dhélrik Brendon Almeida da Silva (Autor), Diego Sarmento de Sousa (Autor), Luiz Carlos Rabelo Vieira (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 27, n 297, 2023.
Resumo
Introdução: A prática de exercício é de fundamental importância para a saúde, mas riscos são inerentes, principalmente quando o praticante não é submetido à avaliação prévia. Objetivo: Este estudo versa sobre avaliação pré-participação (APP), considerando aspectos conceituais, importância e desafios relacionados à Educação Física. Métodos: Pesquisa de revisão narrativa baseada em livros e artigos diante dos quais, com construção textual qualitativa, foram produzidos três objetos centrais de análise. Resultados: Conceituou-se, primeiramente, a APP à luz de referenciais da medicina (esportiva) e da Educação Física. Notou-se ser uma prática endossada por especialistas e organizações. Quanto à sua aplicabilidade, que foi a segunda análise, concordou-se com a recomendação da aplicação de anamnese, do questionário de prontidão para atividade física, estratificação do risco cardiovascular e, finalmente, a conduta do profissional, especificamente do profissional de Educação Física (PEF). Por fim, apontaram-se desafios do tema, face à questões da obrigatoriedade da APP, aspectos cíveis, criminais, na formação inicial e continuada do PEF. Conclusão: Entende-se que esse tema é relevante no campo acadêmico e de intervenção do PEF, por riscos à saúde serem eventualmente verificados previamente com a APP físico-esportiva.
Referências
Alves, M.R., Rodrigues, V.D., Soares, W.D., e Monteiro Junior, R.S. (2022). Revisão de literatura e suas diferentes características. In: L.A.C. Finelli, e W.D. Soares, Revisão bibliográfica: o uso da metodologia para a produção de textos. Editora Científica Digital.
American College of Sports Medicine (2014). Diretrizes do ACSM para os testes de esforço e sua prescrição (9ª ed.). Editora Guanabara Koogan.
Andreazzi, I.M., Takenaka, V.S., Silva, P.S.B., e Araújo, M.P. (2016). Exame pré-participação esportiva e o PAR-Q em praticantes de academias. Rev Bras Med Esporte, 22(4), 272-276. https://doi.org/10.1590/1517-869220162204158121
Bazan, SGZ, Oliveira, GO, Silveira, CFSMP, Reis, FM, Malagutte, KNDS, Tinasi, LSN, Bazan, R., Hueb, JC, e Okoshi, K. (2020). Cardiomiopatia hipertrófica – revisão. Arq Bras Cardiol, 115(5), 927-35. http://doi.org/10.36660/abc.20190802
Borba-Pinheiro, C.J., e Dantas, E.H.M. (2018). Métodos inovadores de exercícios físicos na saúde: prescrição baseada em evidências. CREF4/SP. https://www.researchgate.net/publication/329702976