Resumo

Este artigo revela as representações sociais reveladas por estudantes de uma Instituição Educacional oficial da Colômbia ao serem avaliados na área de Educação Física a partir de uma abordagem sistêmica orientada para a conscientização sobre a importância da avaliação e da melhoria contínua da prática pedagógica. O objetivo deste trabalho foi estudar o impacto da aplicação do modelo de avaliação sistêmica no ensino da área de Educação Física com uma turma de alunos do nono ano do ensino médio a partir de uma sequência didática durante o primeiro período letivo da escola. ano. Sua abordagem foi qualitativa e baseou-se em um desenho de pesquisa-ação, os informantes-chave foram dez estudantes selecionados por amostragem teórica (cinco mulheres e cinco homens) da Instituição. Os instrumentos de coleta de dados aplicados foram: o questionário, o diário de campo e a entrevista semiestruturada. Todos os dados foram sistematizados e agrupados por categorias, subcategorias e microcategorias para facilitar sua interpretação através do método de triangulação. Os resultados revelaram que uma avaliação sistêmica leva a uma reflexão acadêmica constante entre o professor e os alunos, o que permite identificar diferentes necessidades de aprendizagem nos alunos para estabelecer possibilidades de melhoria nos métodos de ensino e avaliar o alcance dos resultados de aprendizagem na área de ​​Educação Física.

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