Resumo

Para Lapierre e Aucouturier (15), o ritmo é um meio de educação que possui um aspecto espontâneo, individual e subjetivo. Neste projeto, o objetivo geral estava na percepção do ritmo externo, e o objetivo específico foi o de procurar estimular a percepção do surdo frente aos diferentes parâmetros de velocidade do ritmo, por meio de uma estrutura indexical (contextual). Se o problema nesta percepção é a obstrução do canal sensorial necessário para tal feito, a audição, recorremos à utilização de dicas visuais (13), na forma de estruturas gráficas (14), na expectativa que o surdo realizasse as devidas associações destas estruturas com o ritmo definido e o movimento corporal rítmico (6, 4). A amostra foi constituída por sete sujeitos, de ambos os sexos, entre as idades de 11 a 14 anos, do Centro de Reabilitação Sydnei Antonio (CRESA) em Curitiba-PR. Para validação do programa foram realizados testes de padrão rítmico antes e após a intervenção deste (pré e pósteste). Foi realizado um teste “t” de Student, para amostras dependentes, no qual pôde-se observar a existência de diferenças estatisticamente significativas, em nível de p<0, 01 nas habilidades realizadas no andamento lento e rápido. PALAVRAS-CHAVE: ritmo, ritmo musical, surdez, dicas visuais e estruturas rítmicas.