Resumo
Este trabalho teve por finalidade descrever e analisar o desempenho de alunos portadores de deficiência auditiva na aprendizagem de alguns fundamentos do desporto voleibol, através de um programa de ensino de mini-voleibol. Os participantes deste estudo foram treze alunos de ambos os sexos ( sete alunos do sexo masculino e seis alunas do sexo feminino) portadores de deficiência severa ou profunda, que recebem atendimento no Projeto "Classes para Atendimento Especial do Aluno Portador de Deficiência Auditiva" da Prefeitura Municipal de São Carlos. A coleta de dados foi feita ao longo de 40 sessões de aprendizagem e obedeceram a uma seqüência que está em acordo com as regras prescritas pela Internacional Volleyball Federation e a Confederação Brasileira de Voleibol. Os resultados obtidos indicaram que os alunos portadores de deficiência auditiva participantes do projeto aprenderam os fundamentos e as regras ensinadas através do procedimento de programação de ensino. Pode-se concluir que é válida a utilização pela Educação Física e, em particular pelos desportos, deste procedimento para o ensino de alunos deficientes auditivos.