Integra

Introdução: A canoagem slalom é composta por descidas de aproximadamente 100 segundos em rios com corredeiras, nas quais o atleta precisa contornar "portas" com exercícios de deslocamento a favor e contra corrente, exigindo participação dos metabolismos anaeróbio e aeróbio nessa tarefa. Apesar de ser uma modalidade muito competitiva no Brasil e demais países, raras são as avaliações físicas específicas para canoístas, possibilitando um melhor controle do treinamento.

Objetivo: Adaptar o modelo de potência crítica para a determinação das condições aeróbia e anaeróbia de atletas da canoagem slalom, com a utilização de três e quatro cargas preditivas para tal mensuração.

Metodologia: Foram avaliados 7 atletas de alto rendimento na canoagem slalom (idade 18,9±5,8 anos), com experiência mínima de 3 anos nessa modalidade. Os canoístas foram submetidos a 4 execuções máximas de remada nas distâncias equivalentes à 50, 150, 300 e 600m, realizadas em lagoa. Os testes máximos foram efetuados em dois dias, de maneira aleatória, com intervalo mínimo de 1 hora entre cada esforço. Foram registrados os tempos obtidos em cada distância. Para determinação das condições aeróbia (velocidade crítica) e anaeróbia (capacidade de trabalho anaeróbio), foi utilizado o modelo linear distância vs. tempo, no qual a velocidade crítica (Vcrit) e capacidade de trabalho anaeróbio (CTA) equivalem, respectivamente, aos componentes angular e linear da regressão. O procedimento matemático foi realizado com 3 pontos (distâncias 150, 300 e 600m) e 4 pontos (distâncias 50, 150, 300 e 600m), sendo comparadas por teste t não pareado, a Vcrit e CTA estimadas por esses dois critérios. Investigou-se também a correlação dos parâmetros aeróbio e anaeróbio com as velocidades médias em distâncias longas e curtas através do teste de Correlação de Pearson. O nível de significância foi pré-fixado em 5%.

Resultados: As Vcrits estimada por 3 pontos (6,9±0,2Km/h) e por 4 pontos (6,6±0,3Km/h), não foram diferentes e altamente correlacionadas (r=0,98). O mesmo não ocorreu com a CTA (55,30±1,62m e 34,83±1,54m, para 3 e 4 pontos, respectivamente). Os valores de R2 para as regressões foram elevados e significantes (0,99 para ambos os critérios). Assim como esperado, a Vcrit apresentou elevada correlação (r=0,97) com velocidade média de longa distância (600m), ao passo que a CTA não foi significantemente correlacionada com resultados em curtas distâncias.

Conclusão: O modelo de potência crítica pode ser adaptado para avaliação de atletas da canoagem slalom, fornecendo interessantes dados para treinamento, especialmente com relação ao parâmetro aeróbio.