Resumo

O objetivo deste trabalho foi examinar a eficácia da avaliação de ações do jogo por especialistas, enquanto método para avaliar o desenvolvi-mento de habilidades técnicas e táticas de jogadores principiantes na capacitação para jogar Andebol. Vinte e um alunos, do sexo masculino, de uma escola no sul dos Estados Unidos participaram numa unidade didática de Andebol onde foi aplicado o Modelo de Educação Desportiva. Três treinadores desta modalidade desportiva analisaram vídeo clips de jogos, criteriosamente selecionados em referência a diferentes momen-tos da unidade didática, no sentido de avaliarem a performance no jogo (classificação do pior para o melhor) bem como identificarem os pontos fortes e fracos no desempenho das habilidades técnicas e táticas dos alunos. Os resultados evidenciaram que os especialistas colocaram os vídeo clips na sua ordem cronológica correta, em alinhamento com a sequência de ensino estabelecida na unidade didática, relatando que os mesmos comportavam um continuum desde um nível de performanceelementar até a um nível mais avançado. Apesar de referirem que os alunos evoluíram na performance no jogo ao longo da unidade didática, sublinharam que enquanto algumas habilidades técnicas e tácitas de-senvolveram-se simplesmente pelo jogo, outras evidenciaram a necessi-dade de ser especificamente ensinadas

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