Resumo

A Formação em Educação Física tem sofrido alterações significativas nos últimos anos e foi dividida em licenciatura e bacharelado. Em consequência, a intervenção na sociedade brasileira também tem se mostrado diferente. Objetivo: pensando na formação de um perfil profissional do bacharel em Educação Física e no atendimento das academias de ginástica, este estudo teve por objetivo verificar se os gestores de academias de Porto Alegre realizam a contratação de um novo profissional de Educação Física levando em consideração a sua formação acadêmica. Metodologia: foi utilizada uma metodologia qualitativa descritiva que envolveu entrevistas semiestruturadas com quatro gestores experientes responsáveis pela contratação e acompanhamento de profissionais de Educação Física nas academias. Resultados: a análise das informações foi realizada através da categorização dos dados onde foi possível constatar que os gestores consideram indispensável a formação em Educação Física, porém, não dão preferência em contratar profissional para a intervenção nas academias a partir do currículo de licenciatura ampliada ou de bacharelado. Conclusão: os entrevistados, entretanto, apontaram como aspectos mais relevantes o conhecimento de disciplinas biológicas como fisiologia e cinesiologia, além de valorizar os conhecimentos pedagógicos com relação ao atendimento dos clientes. Levam também em consideração a formação continuada e a proatividade.

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