Resumo

A Educação Física vem nos últimos anos abordando de muitas formas o seu objeto de pesquisa e desse modo a própria estrutura da área. Este trabalho tem como objetivo verificar o perfil dos alunos do curso de bacharel em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu (SP), após um ano de curso. Num primeiro momento verificou-se uma falta de esclarecimento sobre os quais os pré-requisitos profissionais, bem como quais são os conteúdos requisitados de futuro profissional. Num segundo momento os alunos foram reavaliados para verificar-se possíveis alterações dos conceitos. Com o resultado deste segundo momento pode-se verificar tendências de alterações do padrão das respostas dos alunos. Atribui-se essa tendência de modificação ao projeto interdisciplinar implantado na universidade, baseados no desenvolvimento de conhecimento (ciência) pelo corpo discente orientado pelo corpo docente, numa perspectiva cada vez mais radical, rigorosa e de conjunto, buscando a autonomia do futuro profissional. Conclui-se que há necessidade de um trabalho voltado para uma melhor compreensão da área, bem como, esclarecimento da própria área sobre o perfil do candidato e do profissional que se almeja.