Editora RMC Editora. None 2000. None páginas.

Sobre

A saga do goleiro Barbosa, da seleção brasileira derrotada pelo Uruguai no Maracanã por 2 a 1, no dia 16 de julho de 1950, é apresentada neste livro de forma emocionante por Roberto Muylaert, que conversou com o veterano jogador durante vinte  horas, puxando de sua memória fatos indeléveis, dramáticos e originais daquela época.

Longe de se limitar às histórias ligadas à vida do goleiro, o Autor descreve o drama que atingiu toda a geração de 50, mostrada numa visão bem diferente de Os Anos Dourados, da Rede Globo. O suicídio de Getulio Vargas, em 1954, adiou um Golpe de Estado para 1964. E a auto-afirmação do Brasil como Nação, através do futebol, foi transferida daquela derrota de 1950 para a vitória em 1958, na Suécia, e o início da Era Pelé, cuja extrema importância como jogador é destacada com precisão e entusiasmo.

Muylaert conta tudo o que aconteceu na final da Copa de 1950, no Estádio do Maracanã, e que só foi visto pelas 200 mil pessoas que lá estavam (incríveis 10% da população do Rio de Janeiro) já que ainda não havia televisão no Brasil.

Agora, com BARBOSA (Um Gol Faz Cinqüenta Anos), o leitor sentirá toda a emoção de quem viveu aquela época, dentro ou fora de campo, com a magia e o encantamento que só um bom livro pode proporcionar.