Barreiras e Facilitadores Para a Participação em Um Programa de Mudança de Comportamento: Análise de Grupos Focais
Por Lúcia Midori Damaceno Tonosaki (Autor), Cassiano Ricardo Recha (Autor), Giovana Zarpellon Mazo (Autor), Gabriel de Aguiar Antunes (Autor), Tânia Rosane Bertoldo Benedetti (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 40, n 2, 2018.
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de barreiras e facilitadores para a participação em programa de mudança de comportamento na Atenção Básica à Saúde. Foi usada análise de conteúdo para avaliar quatro grupos focais dos quais participaram 35 pessoas (≥ 18 anos), de ambos os sexos, de diferentes Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Florianópolis. Falta de aula prática, variações climáticas, limitações corporais, tipo de papel do material didático, falta de segurança/estrutura e timidez foram citados como barreiras. Por outro lado, boa qualidade do material didático, qualidade do multiplicador, distribuição do pedômetro, melhoria na consciência corporal, estabelecimento de metas e apoio social foram relatados como facilitadores. Verificou-se que importantes barreiras e facilitadores necessitam ser considerados para aplicação de programas de mudança de comportamento.