Resumo

O presente trabalho objetivou I) descrever aspectos metodológicos da pesquisa em barreiras para a prática de atividade física, II) a tradução e validação transcultural do questionário Barries to Being Active Quiz (BBAQ) para adolescentes brasileiros. Para alcançar o primeiro objetivo realizou-se revisão sistemática com busca limitada ao período entre 2017 e 2021 nas bases de dados utilizadas foram Pubmed, SciELO, Scopus e Web of Science. Para seleção dos estudos pertinentes aos objetivos da pesquisa, obedeceu-se aos seguintes critérios de inclusão, artigos originais publicados em revistas nacionais e internacionais disponíveis para download, com amostras que incluíssem adolescentes brasileiros. Como resultados, foram encontrados 667 estudos e oito foram incluídos na síntese qualitativa. O ambiente construído foi o indicador mais utilizado para se caracterizar as barreiras, totalizando 50% dos artigos (n = 4), seguido por barreiras para a prática de atividade física, que envolvem, por exemplo, falta de tempo, falta de energia, falta de vontade, medo de lesões, falta de habilidade e falta de recursos (25% dos artigos). Por fim, apoio social dos pais e amigos (25% dos artigos) foi o terceiro indicador utilizado para mensurar as barreiras. A prevalência de barreiras para a prática de atividade física apresentou elevada variação, possivelmente devido à falta de padronização dos indicadores e de instrumentos para mensurá-la. Conclui-se que a falta de padronização nos indicadores das barreiras para a prática de atividade física dificultam a comparação entre os resultados das pesquisas. Ainda, constatou-se uma carência de estudos de intervenção para a redução das barreiras para a prática de atividade física em adolescentes brasileiros. Para alcançar o segundo objetivo, foram realizadas as seguintes etapas (1) tradução do questionário original em inglês para o português; (2) resolução de divergências entre a versão 1 e a versão 2 e criação da versão síntese; (3) retrotradução para o inglês; (4) revisão e avaliação do comitê de especialistas, construção da versão pré-teste; e (5) pré-teste, avaliação da compreensão por uma amostra da população alvo. A versão final do BBAQ possui 21 questões. O questionário foi considerado de fácil entendimento por 70% dos adolescentes, 30% avaliaram o entendimento e a dificuldade de compreensão como moderado. O tempo médio para o preenchimento do BBAQ foi de 11 minutos (amplitude 5 a 25 minutos). O valor geral do Alfa de Cronbach com base nos itens padronizados do questionário foi de 0,86. O estudo apresentou evidências satisfatórias de validade e confiabilidade. Portanto, recomenda-se a utilização da adaptação transcultural do BBAQ para a avaliação das barreiras para a prática de atividade física em estudos realizados com dolescentes brasileiros, pertencentes ao segundo ciclo do Ensino Fundamental.

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