Barreiras Percebidas e Etapas de Mudança de Comportamento Relacionadas à Prática de Atividade Física em Professores de Escolas Públicas
Por Júlia Aparecida Devidé Nogueira (Autor), Arilson Fernandes Mendonça de Sousa (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 20, n 1, 2012. Da página 65 a 70
Resumo
Introdução: A atividade física está relacionada com a prevenção de doenças e tem ocorrido em parcelas importantes da sociedade; a escola é o ambiente propício para ações de saúde relacionada a atividade física, o professor pode servir de modelo para os mais jovens e ter a saúde beneficiada através de hábitos saudáveis. O objetivo deste estudo é identificar as barreiras e etapas de mudança do comportamento relacionado à atividade física em professores de escolas públicas do Distrito Federal. Materiais e métodos: Três escolas de ensino fundamental de Santa Maria-DF foram escolhidas por conveniência. Para verificação das barreiras e etapas de mudança de comportamento foi utilizado questionário. Para a análise de dados foram empregados a estatística descritiva, o teste “t” para amostras independentes nas comparações da média de idade por sexo, qui-quadrado para diferenças nas proporções das respostas por sexo.Resultados: A amostra composta por 53 professores com idade média (desvio padrão) 38,9 (8,5) anos de Idade. Etapas de comportamento para atividade física, ocorreram diferenças por sexo (p