Base nacional comum curricular do ensino médio: reflexões sobre a presença ausente da Educação Física
Por Arthur Bruno Cabral dos Santos (Autor), Bianca Carolayne Barros Dominguêz (Autor), Anibal Correia Brito Neto (Autor).
Parte de Educação Física na Escola Básica No Chão da Escola . páginas 15 - 32
Resumo
Arquitetada no bojo da “urgente” reforma do Ensino Médio (EM), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desta etapa da Educação Básica foi homologada no dia 14 de dezembro de 2018, por meio da Portaria n. 1.348, do Ministério da Educação (BRASIL, 2018a), consumando, assim, a formalização de mais um instituto voltado à tão propalada “diversificação” e “flexibilização” do Ensino Médio (BRASIL, 2016). Admitida como documento normativo nacional, estabeleceu-se que a BNCC-EM deveria servir não apenas como referência compulsória para a construção ou revisão dos currículos escolares e suas propostas pedagógicas, mas também como instrumento para o alinhamento de avaliações e exames em larga escala, cursos e programas de formação inicial e continuada de professores, programas e projetos pertinentes ao MEC, e, especificamente, balizar o Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) (BRASIL, 2018b, 2018c).