Resumo

Esta pesquisa analisa a história do esporte, especialmente do basquete e sua chegada ao Brasil através do professor Augustus F. Shaw no final do século XIX, com o propósito de integrar o currículo educacional do projeto presbiteriano orientado pela cosmovisão cristã reformada. Faz-se análise interdisciplinar de como este esporte criou conexões com a questão educacional, cultural e artística ao ponto de impulsionar o que é conhecido como “espírito mackenzista”, algo que se torna parte do imaginário que constituiu o Mackenzie no seu surgimento e passa a ser parte fundamental da existência da instituição nos dias contemporâneos. Lançam-se também olhares sobre os aspectos da inclusão prevista no projeto presbiteriano que chegou com os missionários vindos dos EUA, que criaram a Escola Americana, posteriormente o Mackenzie College e, por fim, o que se conhece hoje como Universidade Presbiteriana Mackenzie, sendo que, por meio do basquete, mulheres e crianças foram convidadas a participar dessas práticas. Analisam-se os símbolos concretos e seu valor estético por meio dos troféus e flâmulas que foram conquistados pelas equipes nas competições, tornando-se o incentivo e o elo entre gerações para solidificar o “espírito mackenzista”. Por fim,
analisa-se o impacto desde “espírito” na criação da comunidade Mackenzie e como este ajudou na formação humanística de milhares de pessoas, trabalhando conceitos tais como alteridade, união, fraternidade, respeito etc., resultando na percepção e senso de pertencimento peculiar dos alunos, professores, mantenedores e prestadores de serviço do Mackenzie, que se consideram “para sempre mackenzistas”

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