Basquetebol: entre faltas, e estratégias e relações de gênero

Parte de Escrevivências da educação física cultural - Vol. 2 . páginas 167 - 197

Resumo

A experiência foi realizada entre fevereiro e dezembro de 2019, com cinco turmas de 5º ano da E. E. Heidi Alves Lazzarini, tendo por objetivo ampliar e aprofundar os conhecimentos das/os estudantes acerca do basquetebol80. Iniciamos com elas/es narrando as práticas corporais vivenciadas durante as férias escolares e os locais das vivências. Querendo saber as práticas corporais ainda não contempladas nas aulas de Educação Física dos anos anteriores, solicitou-se que o registro fosse feito através de desenhos. Ao apresentarem os registros de diversas práticas corporais, um dos estudan-tes comentou “não jogamos basquete porque somos pequenos”, e analisan-do os registros das crianças, percebeu-se que o basquetebol foi uma delas. Sabendo disso, houve uma conversa com as professoras que estão há mais tempo na escola e perguntamos se algum/a professor/a de Educação Física já havia tematizado o basquetebol. Descobrimos que o último trabalho81 foi realizado em 2008