Editora Sprint. Brasil 1998. 140 páginas.

Sobre

A proposta do livro é a de dar suporte aos profissionais que ministram aulas de basquetebol em colégios, clubes, condomínios etc., propondo uma seqüência pedagógica de objetivos para as aulas. A obra apresenta um estudo sobre as fases do processo de aprendizagem motora e seu desenvolvimento básico, assim como uma metodologia específica para o aprendizado dos fundamentos do basquetebol. Apresenta ainda algumas dicas para a organização de escolinhas e para a condução das aulas. A idéia básica deste livro é de fornecer aos alunos de Educação Física, um pouco mais de informações a respeito da iniciação em Basquetebol. A experiência do autor em treinamento e iniciação propricia um livro bastante didático e com uma abordagem simples mas eficiente na construção de seus objetivos. São cerca de 180 exercícios com ilustrações, com variados níveis de dificuldade. Há também “dicas” para um melhor funcionamento da sua escolinha de Basquetebol, além, é claro, da apresentação dos fundamentos básicos do jogo em uma sequência pedagógica de ensino e correção. Um capítulo especial foi destinado ao Mini-Basquetebol, com seu histórico, um resumo das regras e sugestões para formação de sua equipe. Esta é, sem dúvida alguma, uma grande contribuição para o desenvolvimento do Basquetebol e do cumprimento de nossa missão, educar através do movimento.