Basquetebol na Escola: o Lúdico Como Metodologia de Ensino
Por évelin Aline Bitencourt da Silva (Autor), Deyvid Tenner de Souza Rizzo (Autor).
Em Revista Magsul de Educação Física na Fronteira v. 3, n 2, 2018.
Resumo
O presente estudo visa analisar o basquetebol na escola, utilizando o lúdico como metodologia de ensino. Objetiva especificamente verificar se os professores buscam desenvolver a modalidade esportiva basquetebol em suas aulas, fazendo que os alunos se interessem pela modalidade por meio de atividades recreativas, para depois,progressivamente,ensinar os fundamentos e investigar as linhas teóricas do basquete, como o seu ensino e suas abordagens gerais. Foi aplicado um questionário para 2 professores da rede estadual de ensino de Ponta Porã-MS. Os resultados obtidos indicam que os professores trabalham a modalidade na escolae,dificilmente,conseguem ter a participação de todos os alunos nas aulas ao aplicarem essa modalidade. Contudo,quando utilizados em suas aulas brincadeiras recreativas, os alunos conseguem participar, assimilar e entender melhor o que estásendo ensinado nas aulas. Portanto, apesar das dificuldades encontradas pelos professores de ministrar a modalidade, o basquetebol possui a oportunidade de aprendizagem motora significante, e, além disso, gera vários benefícios aos alunos, principalmente,junto ao lúdico