Resumo

Introdução

Jorge Bento (2017) ao fazer o chamamento para o XVII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa chamava atenção para a necessidade de enfrentarmos o problema “dos quadros que estamos a formar, dos alvos que queremos atingir e dos campos onde devemos intervir, tendo em conta a gravidade da conjuntura” (p. 4). Analisando a conjuntura das ofertas de formação dos cursos de formação em Educação Física e Desportos nos Países de Língua Portuguesa verifica-se que, na maioria dos casos, eles demonstram uma postura eminentemente conservadora. Assim esses Cursos se voltam para a formação de quadros destinados a atuar com crianças, adolescentes e adultos jovens, mas raramente com adultos maduros e com idosos. O mesmo pode-se dizer das linhas de pesquisa daqueles Cursos que só fazem investigações excepcionalmente com idosos, preferindo realizá-las com crianças e adolescentes. Outro aspecto a apontar é que dificilmente as formações e a pesquisa em Educação Física e Desportos se voltam para as ações intergeracionais

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