Beach tennis social: a importância da coordenação metodológica no desenvolvimento da oferta e prática esportiva
Por Elson Aparecido de Oliveira (Autor), Talita Ferreira Biedrzycki (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
Este relato aborda a experiência em um projeto social de Beach Tennis para crianças e adolescentes em Cuiabá-MT. Profissionais de Educação Física, sem experiência prévia no Beach Tennis, participaram de vivências imersivas e encontros formativos para discutir currículo de formação, metodologias ativas e construir treinos baseados em pressupostos da pedagogia do esporte. Objetivo: Relatar o resultado positivo da relação entre uma coordenação metodológica atuante na formação de treinadores de Beach Tennis, impactando em um ambiente de aprendizado dinâmico e eficaz para as crianças e adolescentes. Desenvolvimento: A coordenação metodológica desempenhou a mediação na construção de um currículo formativo baseado em competências e metodologias ativas, dialogando com as necessidades das crianças, para uma prática esportiva capaz de gerar habilidades para os desafios da vida. A coordenação buscou recursos que permitissem equipamentos para todos alunos e treinadores. Também desenvolveu um programa formativo com os professores, tendo reuniões problematizadoras regulares, ajustando as práticas pedagógicas com as diretrizes esportivas e educacionais a partir do diagnóstico do contexto. Criou-se um aplicativo com o currículo formativo e organização dos treinos. Também, um modelo metodológico baseado na estrutura do jogo, fomentando valores como trabalho em equipe e Fair Play. Dessa forma, as atividades esportivas contribuíram para o desenvolvimento técnico-tático, físico-motor e psicossocial dos participantes, além do desenvolvimento de novos treinadores para a modalidade. Ao fim, houve avaliação/feedback positivo das crianças e responsáveis, demonstrando que a coordenação metodológica ativa pode impactar na qualidade de um projeto esportivo educacional. Sugestões: A formação contínua dos treinadores e suporte efetivo da coordenação, resultou em um ambiente de ensino enriquecedor e dinâmico. Sugere-se estudos comparativos entre diferentes modelos de coordenação em contextos esportivos variados a fim de identificar novas práticas eficazes e a inclusão de um componente de avaliação longitudinal para monitorar os efeitos a longo prazo dessas intervenções.