Integra

A presente comunicação pública refere-se à criação de repositório digital  de Inteligência Ambiental, uma inovação ainda rara em termos internacionais e pioneira no Brasil e na América Latina. Trata-se de um instrumental  tecnológico com acesso gratuito  que disponibiliza compreensão dos problemas e crises ambientais diante da saúde humana, com informações de adaptação e resiliência  de pessoas em geral, praticantes de atividades físicas, atletas e para-atletas, em particular.

A oferta de acesso livre iniciou-se em Belém, Pará, sede da COP30 com iniciativas subsequentes e similares programadas para  todo Brasil. Na essência, o projeto em apresentação teve produção coletiva e bases científicas e multidisciplinares, aborda os desafios ambientais contemporâneos e propõe soluções inovadoras a partir de perspectivas do esporte — setor historicamente experiente em lidar com condições climáticas extremas como frio, calor, poluição atmosférica, altitude etc. A obra em seu conjunto tem a denominação “Inteligência Ambiental – Meio Ambiente e Sustentabilidade  no Esporte e Atividades Físicas”

Sob a coordenação do Prof. Dr. Lamartine DaCosta, referência internacional nas áreas de meio ambiente e ciências do esporte, o projeto contou com a colaboração de 45 voluntários entre autores, editores, especialistas em I A e consultores. A iniciativa teve o apoio de instituições renomadas como o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul -SP (Dr Victor Matsudo), o eMuseu do Esporte – RJ (Dra Bianca G. Pena), o Grupo Esporte e Natureza – UFCAPA/UFRGS (Dr Alberto Reppold e Dr. Alcides Costa) e o Conselho Federal de Educação Física – CONFEF (Prof Claudio Boschi - presidente).

A obra destaca o uso extensivo da Inteligência Artificial como ferramenta de organização e disseminação do conhecimento, podendo servir de modelo para outras áreas, especialmente aquelas ligadas à saúde pública. Além disso, o livro-plataforma digital funcionará como interface com o sistema de IA em desenvolvimento pelo CONFEF, permitindo futuramente o acesso contínuo e trilíngue (português, inglês e espanhol) como também a conteúdos atualizados sobre estudos e pesquisas em temas ambientais e áreas correspondentes.

Em resumo, ponto de partida da oferta pública em Belém, Pará, representa o reconhecimento da ciência brasileira como agente ativo, cooperativo e construtivo diante dos desafios anunciados e discutidos pela COP30/2025, reforçando o papel estratégico da pesquisa nacional na construção de soluções sustentáveis.

O livro-plataforma digital está disponível gratuitamente por meio do link:

http://confef.com/825

Os protagonistas principais do projeto apresentam e descrevem a obra por vídeos com acesso em: https://ongcev.org/47

Centro Esportivo Virtual, Outubro - Novembro 2025 – Comunicação Pública