Resumo

Introdução: Poucos estudos indagam sobre os fatores biopsicossociais e culturais que interferem no bem-estar durante a fase da adolescência. Objetivo: Caracterizar o bem-estar em adolescentes escolarizados residentes na Cidade de Montes Claros, Estado de Minas Gerais - Brasil. Metodologia: Estudo descritivo, quantitativo e comparativo com abordagem qualitativa, possuindo natureza exploratória e que pretende verificar as relações entre as variáveis independentes propostas e o bem-estar psicológico, o bem-estar subjetivo, a depressão, a autoestima e o índice de massa corporal em adolescentes. A amostra foi composta de 1864 adolescentes, 48.8% do sexo masculino e 51.2% do feminino, dos quais, na divisão em sub estágios, 36.1% se encontram na adolescência inicial, 36.2% na média e 27.7% na final, considerando as faixas etárias ou grupos etários como: adolescência inicial (12 - 14 anos), adolescência média (15 - 17 anos) e adolescência final (18 - 20 anos). Como procedimentos estatísticos foram adotados o “teste t” de Student, ANOVA, MANOVA, MANCOVA e o nível de significância estipulado foi 5% (p ≤ .05).

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