Benefícios da Hidroginástica na Percepção dos Idosos
Por Priscilla Pereira Borba Maranhão (Autor), Emanuella Rayane Rego Barros de Lima (Autor), Marcela Pradines do Rêgo Barros (Autor), Marília Wanderley da Silva (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivos:
Verificar na percepção dos idosos os benefícios da hidroginástica.
Métodos e resultados:
Pesquisa do tipo descritiva de delineamento transversal. A amostra foi constituída por 17 idosos praticantes de hidroginástica, com faixa etária entre 64 e 84 anos, de três turmas distintas, em um clube do Recife no segundo semestre de 2011. Para verificar os benefícios da hidroginástica foi desenvolvido um questionário com questões abertas e fechadas. Observou-se que a maioria dos entrevistados iniciou a prática da hidroginástica com o intuito de desenvolver uma melhor qualidade de vida, já que a prática regular e orientada de uma atividade física o ajuda a melhorar seu desempenho motor, contribuindo para desenvolver um estilo de vida mais saudável, melhorando também a capacidade funcional do mesmo. Além disso, também foi possível verificar os grandes benefícios proporcionados aos idosos pela prática da atividade, tais como: aumento da força e/ou flexibilidade, maior facilidade na realização de tarefas do cotidiano, melhoria da postura e do tônus muscular, percepção corporal, coordenação motora, equilíbrio e velocidade.
Conclusão:
Assim como em outros estudos, também analisados, concluímos que a procura de idosos pela prática sistemática de hidroginástica deve-se principalmente à busca de melhorias na qualidade de vida havendo, juntamente a isso, uma melhora significativa do sistema e desempenho motor do mesmo.