Biomedicina na Mediação Hormonal do Esporte Para Desenvolvimento da Altura dos Adolescentes
Por Lulu Gao (Autor), Jian Tian (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 28, n 1, 2022.
Resumo
Introdução:
O exercício físico é um fator importante na regulação do equilíbrio energético e da composição corporal. O exercício em si é um tipo de estresse corporal. Envolve os sistemas nervoso central, cardiovascular, respiratório, endócrino e outros. O esporte tem vários efeitos sobre os hormônios no desenvolvimento da altura do adolescente.
Objetivo:
Este artigo analisa os efeitos de diferentes tempos e cargas de treinamento sobre os níveis de testosterona sérica, testosterona livre e cortisol em jovens atletas.
Métodos:
Foram coletadas amostras de sangue dos atletas pela manhã antes de cada experimento, imediatamente depois de exercício e em três intervalos de tempo na manhã seguinte. Em seguida, foram medidos testosterona sérica (T), testosterona livre (FT) e corticosteroides (C).
Resultados:
O treinamento de alto volume uma vez por dia pode causar diminuição dos níveis de testosterona sérica e livre e aumento do cortisol em jovens atletas. O nível de testosterona de jovens atletas aumenta imediatamente depois do exercício.
Conclusões:
As mudanças hormonais depois de exercício físico fornecem uma base científica para a previsão da carga dos exercícios e para a formulação do plano de treinamento. Nível de Evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação dos resultados do tratamento.