Integra

Aos que me ouvem neste momento, meu cordial bom dia.

O tema deste podcast representa o foco da Fundação Luiz Almeida Marins Filho, através da qual o mesmo tem sido veiculado semanalmente.

Prestes a completar 22 anos de atividades, especialmente junto à comunidade ligada à educação, quando dotou 32 escolas da periferia de Sorocaba com laboratórios de informática, posteriormente a Fundação LAMF deu foco principal na qualificação do corpo docente e administrativo das escolas públicas da região, através encontros com especialistas, seguidos de ampla distribuição de material didático.

Ultimamente tem atuado também no apoio à documentação histórica, como a produção e veiculação do vídeo documentário do restauro da Igreja Sant’Anna do Mosteiro São Bento de Sorocaba, de 1654, assim como em iniciativas voltadas ao futuro, a exemplo do apoio a elaboração de vídeo para divulgar o Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 da Região Metropolitana de Sorocaba recém implantado.

O foco da Fundação LAMF de “ensinar a aprender” não poderia estar mais atualizado como nestes tempos, ainda de pandemia, se considerarmos o impacto de 18 meses de ausência física e social na escola pela comunidade escolar, aqui representada pelos alunos, professores e pessoal administrativo.

Gradativamente, as pesquisas vem sendo publicadas sobre esse tema, indicando inúmeras possibilidades de análise. Ficou escancarado, por exemplo, o impacto da crescente diferença econômica, social e cultural no país, aprofundando o fosso que já existia entre aqueles que puderam ter acesso à tecnologia para usufruir de uma educação de melhor qualidade a distância com os que não tiveram essa oportunidade. Há também estudos que mostram o descompasso entre o estágio desejado das competências esperadas para um determinado ano escolar e a atual realidade. Isso sem contar o fantasma da evasão escolar, especialmente no ensino médio.

Em boa parte da comunidade escolar, parece que se instalou o medo associado à conveniência pelo não retorno presencial às escolas, fruto da efetiva situação de cuidado a saúde, combinada com a acomodação de muitas pais, alunos e do próprio sistema de educação como um todo na manutenção do status quo.

Fomos um dos primeiros países a fechar as portas das escolas e um dos últimos a reabri-las. Isso terá um preço incalculável que não conseguimos avaliar neste momento.

Frente a esse contexto, vale também estabelecer um debate sobre educação, escolaridade e aprendizagem.

São temas de grande complexidade, mas que merecem passar por uma profunda reflexão de toda sociedade visando uma intervenção mais qualificadas dentro das políticas públicas ligadas aos setores da educação.

Os diferentes agentes sociais voltados para a educação, notadamente a família, a escola, a comunidade e a cidade, em boa parte das vezes, como dizemos no esporte, parecem estar “cumprindo a tabela”, dentro de um processo de inércia, no importante papel que cada um desses atores representa e a necessária sinergia entre eles, de forma orgânica, ao longo do tempo.

Não se pode esperar tão somente da escola a resolução de toda essa complexa rede de inter-relações que o construto educação encerra para o desenvolvimento humano, decorrente da capacidade da aprendizagem de cada pessoa, em cada estágio da vida.

Portanto, o foco da Fundação LAMF em “ensinar a aprender” nunca foi tão essencial como nos dias de hoje.

Voltarei a esse tema na próxima semana fazendo uma relação dentre a educação formal, não-formal e informal através de algumas experiências vividas para exemplificar as relações aqui apresentadas.

Eu sou Professor Bramante e até o próximo podcast.

Acessar