Resumo

Na Educação Física escolar a avaliação dos saberes corporais vem se mostrando como um campo ainda pouco explorado pelo debate acadêmico. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar um processo avaliativo, envolvendo a utilização de fichas nas aulas de Educação Física no ensino médio, dos saberes corporais dos estudantes acerca do handebol. Pautada pela pesquisa-ação, a investigação foi desenvolvida ao longo de seis meses com uma turma de 30 estudantes do ensino médio. As coletas foram realizadas por meio de diário de aula (produzido pela professora) e questionários aplicados aos estudantes. A utilização das fichas avaliativas possibilitou a captação expressiva de elementos correspondentes aos aspectos técnicos, táticos, volitivos e físicos do jogo de handebol, individual e coletivamente. A  avaliação entre pares permitiu a partilha de saberes e trouxe aos estudantes a oportunidade de ‘olhar’ o jogo atentamente e aprender com isso. Esta dinâmica também contribuiu para o entendimento e a sensibilização da/com a história de vida do outro em relação às experiências esportivas, promovendo maior respeito entre os discentes.  Os resultados dos recursos utilizados para avaliar os saberes corporais dos estudantes nas aulas de Educação Física expressam a necessidade de uma reorientação das práticas pedagógicas, o que envolve, dentre outros aspectos, um conhecimento sobre as estruturas, dinâmicas e interações características de cada prática corporal

Referências

ALMEIDA, Luciano. Linguagem e experiência: pensando a Educação Física na escola republicana. 2016. 94f. Tese de doutorado (Educação nas Ciências). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul: Rio Grande do Sul, 2016.

BAQUERO, Rute Vivian Angelo. A situação das Américas: democracia, capital social e empoderamento. Empoderamento: instrumento de emancipação social? – uma discussão conceitual. Revista Debates, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p.173-187, jan.-abr. 2012. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/debates/article/viewFile/26722/17099/. Acesso em: 20 de ago. 2015.

BAYER, Claude. O ensino dos desportos colectivos. 1 ed. Lisboa: Dinalivro, 1994.

BRACHT, Valter. A Educação Física no ensino fundamental. In: Seminário Nacional do Currículo em movimento – perspectivas atuais, I, Belo Horizonte. Anais eletrônico. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7170-3-6-educacao-fisica-ensino-fundamental-walter-bracht&category_slug=dezembro-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 29 de out. 2014.

BRATIFISCHE, Sandra Aparecida. Avaliação em Educação Física: um desafio. Revista da Educação Física/UEM. Maringá, v. 14, n. 2, p. 21 - 31, 2. sem. 2003. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3466. Acesso em: 20 de ago. 2015.

OLIVEIRA, Rogério Cruz de; DAOLIO, Jocimar. Na “periferia” da quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escola. Proposições, v. 25, n. 02 (74), p.237-254, maio/ago. 2014. Disponível em: http://scielo.br/pdf/pp/v25n2/13.pdf. Acesso em: 10 de jan. 2020.

DARIDO, Suraya Cristina. A avaliação da Educação Física na escola. In: Universidade Estadual Paulista. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, p. 127-140, v. 16, 2012. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/41554. Acesso em: 20 de mai. 2015.

DINELLI, Marcela Galvão. Avaliação em Educação Física escolar: o olhar do professor. 2011. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso – Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?down=000875605. Acesso em: 20 de ago. 2015.

FABRI, Eliane Isabel; ROSSI, Fernanda; FERREIRA, Lílian Aparecida. Episódios marcantes das aulas de Educação Física: valorizando as experiências dos alunos por meio de narrativas. Movimento, Revista da Escola de Educação Física da UFRGS, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 583-596, abr./jun., 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/56785. Acesso em: 20 mar. 2017.

FOSCARINI, Neila Borges; FONSECA, Gerard Mauricio Martins. A avaliação na Educação Física Escolar: o discurso dos professores. Caderno de Educação Física. Marechal Cândido Rondon, v. 9, n. 16, p. 97-107, 1. sem., 2010. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/3684. Acesso em: 20 de ago. 2015.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set/dez. 2005. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27991. Acesso em: 20 ago. 2015.

FREITAS, Luis Carlos; SORDI, Mara Regina Lemes; MALAVASI, Maria Marcia Sigrist; FREITAS, Helena Costa Lopes. Avaliação educacional: Caminhando pela contramão. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, Romeu. Análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 30ª ed., Petrópolis: Vozes, 2011.

GARGANTA, Júlio. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: GRAÇA, Amandio; OLIVEIRA, José (Ed.). O Ensino dos Jogos Desportivos. Porto: Centro de estudos dos Jogos esportivos, Faculdade de Ciência do Desporto e de Educação Física, Universidade do Porto, p.11-25, 1998.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; BRACHT, Valter. Metodologia dos Esportes Coletivos. Vitória: UFEJ, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2012.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FRAGA, Alex Branco. Afazeres da Educação Física na escola: planejar, ensinar, partilhar. Erechim: Edelbra, 2012.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo, Entre o “não mais” e o “ainda não”: Pensando saídas do não-lugar da Educação Física escolar I. Cadernos de Formação RBCE, p. 9-24, set. 2009. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/929. Acesso em: 10 de mar. 2015.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Entre o “não mais” e o “ainda não”: Pensando saídas do não-lugar da Educação Física escolar II. Cadernos de Formação RBCE, p. 10-21, mar. 2010. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/978/561. Acesso em: 10 de mar. 2015.

GRECO, Pablo Juan; BENDA, Rodolfo Novellino. Iniciação Esportiva Universal I: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

GRECO, Pablo Juan. Conhecimento tático-técnico: modelo pendular do comportamento e da ação nos esportes coletivos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte Exercício, 0 (1), 107-129, 2006. Disponível em: https://irp-cdn.multiscreensite.com/1e9a8961/pdf/Conhecimentot%C3%A1ticoet%C3%A9cnico.pdf. Acesso em: 12 mar. 2015.

GRÉHAIGNE, Jean-Francis; GODBOUT, Paul; BOUTHIER, Daniel. Performance assessment in team sports. Journal of Teaching in Physical Education, Champaign, v. 16, p. 500-516, 1997. Disponível em: https://doi.org/10.1123/jtpe.16.4.500. Acesso em: 20 jul. 2015.

HERNANDEZ-MORENO, José. Análisis de las estructuras del juego deportivo. 2.ed. Barcelona: INDE Publicações, 1998.

HONORATO, Ilma Celia Ribeiro. A avaliação no processo de ensino e de aprendizagem da Educação Física – metodologias utilizadas por professores dos anos finais do ensino fundamental de instituições públicas de ensino do município de Pinhão. Anais do Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul e Reunião Científica Regional da ANPED – X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/1219-1.pdf. Acesso em: 01 de ago. 2015.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 2004a.

KUNZ, Elenor. Educação Física: ensino & mudanças. 3.ed. Ijuí: Unijuí, 2004b.

KUNZ, Elenor.; SOUZA, Maristela de Souza. Unidade didática 1: atletismo. In: KUNZ, Elenor. (org.). Didática da educação física 1. 3.ed. Ijuí: Unijuí, 2003.

MARTINS, Dirlene Maria Bueno Marimon. Avaliação em Educação Física escolar: uma reflexão acerca dos critérios que orientam a prática docente. Porto Alegre, 71p, 2006. Monografia (Especialização em esporte escolar) – Universidade de Brasília. Centro de Ensino a Distância, 2006. Disponível em: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/academia/monodir.pdf. Acesso em: 20 de ago. 2015.

MITCHELL, Steve; OSLIN, Judy; GRIFFIN, Linda. Teaching Sport Concepts and Skills: a tactical games approach for ages 7 to 18. 3 ed. United States of America: Human Kinetics, 1997.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

MONTEIRO, Vera; FRAGOSO, Rodrigo. Avaliação entre pares. In: VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga, Portugal, 2002. Anais... Braga: Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2005. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/debates/article/viewFile/26722/17099/. Acesso em: 20 de ag. 2015.

MOURÃO, Paulo Jorge Martins; GONCALVES, Francisco José Miranda; ARANHA, Ágata Cristina Marques. Ficha de Observação/Avaliação Motora: Ficha para verificação da qualidade de jogo dos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, nos Jogos Desportivos Colectivos. Revista de Desporto e Saúde. [online], vol.4, n.4, pp.81-89, 2008. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2008000400010. Acesso em: 20 de abr. 2019.

SILVA, Talita. Fabiana Roque da; FERREIRA, Lílian Aparecida; VERARDI, Carlos. Eduardo Lopes. Conhecimentos declarativos técnico-táticos de handebol manifestados por estudantes em aulas de Educação Física. Revista Motrivivência, v. 30, p. 93-107, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/51453/0. Acesso em: 01 de maio de 2019.

SANTOS, Verônica Freitas; VIEIRA, Aline Oliveira; MELLO, André da Silva.; SCHENEIDER, Omar; FERRERA NETO, Amarílio; SANTOS, Wagner dos. Educação Física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno. Revista de Educação Física/UEM, v.25, n.4, 4 trim. p.539-553, 2014. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23566. Acesso em: 20 ago. 20015.

VIANNA, Ilca Oliveira de Almeida. A disciplina participativa na escola um desafio a todos os brasileiros. In: D’ANTOLLA, Arlette (org.). Disciplina na escola: autoridade versus autoritarismo. 1 ed. São Paulo: EPU, v. 01, p. 13-22, 1989.

XAVIER, Cláudia Renata Rodrigues; FERNANDES, Christiane Caetano Martins. Algumas ponderações sobre avaliação em Educação Física escolar. Diálogos Educacionais em Revista. Campo Grande, MS, v. 2, n. 1, p. 59-67, maio 2011. Disponível em: http://dialogoseducacionais.semed.capital.ms.gov.br/index.php/dialogos/article/view/15. Acesso em: 20 de ago. 2015.

ZABALZA, Miguel Angel. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004. http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/929. Acesso em: 10 de mar. 2015.

Acessar