Integra

No dia 03 de setembro o atleta olímpico Paulão (Paulo André Jukoski da Silva) concedeu entrevista para a equipe do GRECO/CEME. Paulao integrou a seleção brasileira de voleibol nos Jogos Olímpicos de 1988 e 1996 e foi campeão olímpico em Barcelona em 1992. Atualmente é diretor executivo da equipe Kappesberg/Canoas que participa da Superliga Nacional. A entrevista integra o projeto: Gaúchos (as) nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos: preservando memórias, reconstruindo histórias.

---------------------------

O CEME, em parceria com a Frente Parlamentar da Educação Física e Desporto e o Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre, organizou a Universíade 50 Anos. O evento contou com uma exposição que reuniu medalhas, souvenirs, boletins, uniformes, cartazes, fotografias e audiovisuais. Na solenidade de abertura da exposição foram homenageadas 50 pessoas que participaram desse evento. Os Jogos Mundiais Universitários foram realizados em Porto Alegre no período de 30 de agosto a 08 de setembro de 1963.

---------------------------

Realizado em Brasília de 2 a 7 de agosto o XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte contou com a efetiva participação do CEME. Além da apresentação de trabalhos no formato de comunicação oral e pôster e da participação na mostra fotográfica, foi responsável para exibição de três vídeos temáticos produzidos a partir de seus acervos. No evento foi criado o Grupo de Trabalho Temático “Gênero e Ciências do Esporte” que será conduzido pela professora Silvana Goellner, coordenadora do GRECCO/CEME.

----------------------------

O CEME participou do 31º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), realizado em Florianópolis nos dias 04 a 07 de agosto. O trabalho desenvolvido por sua equipe foi apresentado pela professora Maria Luisa C. de Oliveira pela técnica administrativa Leila Mattos.

----------------------------

O projeto Conservação de acervos: gerenciamento ambiental e estudos sobre desastres, coordenado pela profa. Jeniffer Cuty e Lorete Mattos, tem como finalidade qualificar as condições de guarda e acesso aos acervos da UFRGS. Ao longo de três anos serão monitorados alguns lugares de memória, dentre eles o CEME.

------------------------

Expediente: Boletim mensal do Centro de Memória do Esporte
Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Produção: Grupo de Estudos sobre Cultura e Corpo (GRECCO)
Textos: Silvana Vilodre Goellner Fotos: Acervo do CEME Diagramação: Pamela S. Joras
Endereço: Rua Felizardo, 750 -Porto Alegre/ RS - CEP 90690-200 Fone: (51) - 33085879 ou 33085836 Fax: (51) - 33085811 Email: ceme@ufrgs.br Site: www.ufrgs/ceme/

Acessar Arquivo