Integra

EDITORIAL

A edição de junho tem como característica a diversidade de temas : Dia Olímpico, Esporte e Paz, Marketing e os Jogos, Juventude e Esporte, Pesquisas e Cursos em Olimpismo... Esta diversidade demonstra a abundância de atividades do movimento olímpico, que evolui muito desde a criação do COI, pelo Barão Pierre de Coubertin em 1894, e que comemora seu 115º aniversário no dia 23 de junho. Nós gostaríamos de aproveitar desta ocasião para agradecer os membros da comunidade acadêmica que têm contribuído ao longo desta jornada para a manutenção e disseminação dos valores Olímpicos que visam a colocar o esporte a serviço da humanidade.

NOTÍCIAS DO CEO

Você sabia? O Dia Olímpico foi celebrado pela primeira vez em 1948. Os arquivos  históricos contêm relatórios, minutas e correspondências que mostram a origem deste evento. Há também uma série de documentos relacionados aos aniversários, celebrações e jubileus do COI de 1906 a 1984 que estão disponíveis ao público. Para maiores informações, por favor, entre em contato com studies_centre@olympic.org.

A Internet é uma ferramenta fantástica de pesquisa, mas às vezes tão vasta que você se perde nela... Por esta razão, a Biblioteca selecionou para você um número de sítios de referência sobre tópicos ligados ao Esporte e ao Olimpismo. Fique à vontade para consultar a lista em  nossas páginas na Internet:  http://www.olympic.org/uk/passion/studies/library/index_uk.asp (inglês) e http://www.olympic.org/fr/passion/studies/library/index_fr.asp (francês). Do mesmo modo, se você tiver quaisquer sugestões de sítios na Internet para serem incluídos nesta lista, entre em contato com studies_centre@olympic.org. Suas sugestões são sempre bem-vindas.

Como uma de suas missões principais, o CEO do COI estimula atividades acadêmicas relacionadas ao Olimpismo. Desta forma, o Serviço de Pesquisa e Referência do CEO do COI dá assistência aos pesquisadores colocando à disposição informações sobre eventos passados e futuros bem como sobre resultados e estatísticas de participação nos Jogos Olímpicos. Para solicitar informações a este respeito,  entre em contato com studies_centre@olympic.org, informando precisamente o tópico  desejado e a utilização pretendida dos dados fornecidos.

Na rubrica “Olympic Research Corner” da Revista Olímpica nº 71 (Junho de 2009), dedicada aos Jogos Olímpicos da Juventude, o professor Wolf-Dietrich Brettschneider, especialista em participação de jovens no esporte, analisa os fatores e tendências que influenciam a participação de jovens do mundo inteiro no esporte. Você pode ler este artigo em nosso sítio na Internet http://www.olympic.org/uk/news/olympic_news/full_story_uk.asp?id=2499 (inglês) e http://www.olympic.org/fr/news/olympic_news/full_story_fr.asp?id=2499 (francês), bem como outras artigos interessantes sobre juventude e os Jogos (fim de junho de 2009).

Lembrete: a edição de 2010 do programa de bolsas para pesquisadores (Postgraduate research grant programme) está em curso! Esperamos receber muitas inscrições interessantes de agora até o dia 30 de setembro de 2009. Maiores informações em http://www.olympic.org/uk/passion/studies/full_story_uk.asp?id=2993 (inglês) e http://www.olympic.org/fr/passion/studies/full_story_fr.asp?id=2993 (francês).

ATIVIDADES DO COI

Temos a satisfação de tornar disponíveis para você cópias do Relatório Final do Fórum Internacional sobre o Esporte para a Paz e o Desenvolvimento http://www.olympic.org/uk/games/athens2004/home/full_story_uk.asp?id=3018 (inglês) e http://www.olympic.org/fr/games/athens2004/home/full_story_fr.asp?id=3018 (francês), realizado pelo COI no último mês de maio. Se estiver interessado, entre em contato com bulletin.ceo@olympic.org.

Você está interessado em conhecer os resultados dos programas de marketing dos Jogos Olímpicos ? Nós convidamos você a ler o recente relatório do COI sobre os Jogos Olímpicos de Beijing. Maiores informações em http://multimedia.olympic.org/pdf/en_report_1428.pdf (inglês).

O MUNDO ACADÊMICO E O OLIMPISMO

Em outubro de 2009 a Academia Olímpica  Internacional (AOI), em colaboração com o departamento de Organização e Administração do Esporte da Faculdade Ciências do Movimento Humano e Qualidade de Vida da Universidade do Peloponeso, dará início a um novo programa de Pós-Graduação intitulado “Estudos Olímpicos, Educação Olímpica, Organização e Administração de Eventos Olímpicos”.  O prazo final para inscrições é dia 3 de julho. Para maiores informações envie uma mensagem para ioa-ms@uop.gr.

Chutando para a Paz, iniciativa popular que utiliza o futebol como veículo de transformação social, prevenção de conflitos e construção da paz na África do Sul pós-apartheid está entre os três finalistas do Prêmio Internacional do Esporte para a Paz lançado pela Beyond Sport Foundation http://www.beyondsport.org/the-awards/categories.php. A iniciativa se tornou possível graças ao comprometimento da Western Cape Network com a Paz e Desenvolvimento Comunitários. A Universidade de Western Cape, membro desta rede, contribue avaliando a mudança de atitude dos participantes. Parabéns ao sua coordenadora e bolsista do CEO, Marion Keim e a todos membros desta rede. Se você deseja saber mais, entre em contato com Marion por e-mail: mkeim@uwc.ac.za.

A Universidade Johannes Gutenberg, de Mainz (Alemanha) acolheu  o simpósio internacional intitulado “Internacionalismo no Movimento Olímpico: Idéia e Realidade entre Estados, Culturas e Povos, no último mês de maio. Nos próximos meses será editado um livro destacando os trabalhos do simpósio. Para maiores informações, por favor, entre em contato com o Prof. Holger Preuss através de e-mail: preuss@uni-mainz.de.

Edição: Nuria Puig
Château de Vidy
1007, Lausanne
Switzerland

Tradução e Edição em Português: Alvaro Ribeiro

Acessar