Resumo

O presente trabalho tem como objetivo comprovar que a Pedagogia da Cooperação viabiliza a integração dos conteúdos curriculares com a vivência de valores que desejamos e acreditamos que sejam possíveis para a construção de uma nova sociedade baseada no respeito e na integração das diferenças, na fraternidade e na liberdade. Para isso iremos apresentar uma atividade em que integramos Educação artística, a Física e os Jogos Cooperativos. Trata-se da confecção de um boneco equilibrista utilizando os seguintes materiais: bola de isopor, palitos de churrasco, massinha de modelar e alfinetes com cabeça. A criança, explorando livremente as possibilidades do brinquedo e com o auxílio de reflexões propostas pelo professor constroem noções de Física - equilíbrio estático, ponto apoio, força da gravidade, peso, massa. Em seguida são realizados Jogos Cooperativos utilizando o boneco construído pelos alunos possibilitando com isso exercitar os valores anteriormente mencionados num ambiente de alegria e descontração. Um dos jogos, por exemplo, consiste em apostar uma corrida de mãos dadas em que, se um parceiro deixa cair o boneco, todos param e esperam. O desafio não é vencer o outro, mas, vencerem juntos o obstáculo. A referida prática vem confirmar a importância da revisão do conceito e da função de jogo e brincadeira pelo professor. Quando percebemos no jogo a ferramenta para a integração dos conteúdos curriculares com a construção e sedimentação de valores que norteiam uma cultura este se torna um instrumento valioso nas mãos dos que tomam para si a tarefa de educar com o compromisso de transformar.