Send to Kindle


BOXE

LEOPOLDO GIL DULCIO VAZ

ORIGENS 1910 – fundação do Club Ginástico Maranhense, dentre as modalidades desenvolvidas, constava o Boxe.

1929 Anúncio em “O Imparcial”, edição de 10 de fevereiro, de que “encontra-se, há dias, nesta Capital, o boxeuer Manoel Maya, conhecido nos círculos sportivos como Cara de Tigre. Desejando bater-se com alguns dos nossos amadores do Box, o Cara de Tigre, cujo nome é largamente conhecido, lança, por nosso intermédio, um desafio a qualquer boxeur maranhense, com especialidade, porém, ao Sr. Rubem Pereira, campeão maranhense. Cara de Tigre tem as seguintes características:peso médio, 66 kg., altura, 1,73m, braços 75 cm. O lutador cearense luta com luvas de qualquer espessura.”.

SIMÃO FÉLIX -maranhense de Grajaú, onde nasceu em 3 de maio de 1908, praticou o futebol, o basquetebol, voleibol, motociclismo, natação, remo e muitas outras modalidades. Era um autêntico campeão. Veio para São Luís em 1915, quando tinha 7 anos de idade, localizando-se na Rua da Palma. Largo das Mercês e Quartel da Polícia [onde hoje é o Convento das Mercês]; foram os seus primeiros locais de diversão. O crack praticou também o box, tendo disputado uma luta no Éden (cine Éden, onde hoje é a loja Marisa, na Rua Grande) contra um pugilista cearense.

 

DÉCADA DE 30 João Mouchreck praticava esse esporte, junto com o motociclismo, futebol, atletismo, basquete e voleibol

DÉCADA DE 40 Joaquim Itapary Sales de Oliveira, goleiro de Futsal  - foi um dos maiores árbitros de Basquete que o Maranhão teve; começou a carreira de árbitro no início dos anos 50, aos 18 anos; tendo chegado de São Bento em 1946, quando o pai Joaquim Itapary assumiu o cargo de Secretário de Estado e Chefe de Polícia no governo Saturnino Bello; veio para estudar nos Maristas (aos 10 anos) e logo no ano seguinte estava no São Luís; Joaquim viveu na nova escola a prática da educação física  como saúde; depois dos exercícios físicos, quem tinha alguma aptidão para algum esporte passava à prática e aprimoramento em aulas específicas, como Voleibol, Basquetebol, Atletismo e Boxe.

 

DÉCADA DE 40/50 – Cláudio Vaz dos Santos – o Cláudio Alemão, “da Geração de 53” - em entrevista ao Autor, discorre de como foi o reinicio do Boxe, nos anos 50:

C – Boxe, eu tive oportunidade qualquer coisa que eu fale, eu sempre tive, eu fiquei conhecido, tem um livro do Benedito Buzar é política e politicagem, Pedro Neiva foi um homem, trabalhei com o Pedro Neiva, no Governo dele eu e o Buzar (o Escritor Benedito Buzar) e eu tive a felicidade quando era garoto; Lupercino [Almeida] era um lutador de boxe do Maranhão e eu era, sempre fui entusiasmo pela prática do esporte, eu acordava cedo, eu ia para a Beira-Mar, onde eu morava, caminhar, correr, tudo o que eu conheci, o Lupercino, que era um lutador de boxe e eu tive a felicidade, na época, de ser a primeira pessoa a aprender a técnica do boxe aprender a bater : ponta de queixo, coração, fígado, baço, estômago, supercílio, aquilo tudo ele me ensinou os movimentos.

L – Em que ano isso?

C – Eu ainda era garoto, esse tempo foi em 1945, tu falou em boxe, eu tive que ir lá, eu aprendi uma técnica que nessa época ninguém tinha a briga aqui era de cabeça naquele tempo a briga era um negócio saudável quando se decidia alguma rivalidade era uma coisa saudável, amanhã estava tudo bem, era uma briga sem nenhuma maldade e o que aconteceu Lupecínio me ensinou a bater, eu transformei essa técnica futuramente numa defesa que eu fui ter e foi como é que vai .... Olha o atleta aí e foi aí que veio quando nós fizemos a (???) do Oton Mondego foi o primeiro professor da escolinha que nós tínhamos de boxe no Maranhão, Professor Oton Mondego, que depois foi assassinado por Hiluy, (José de Ribamar Hiluy, Juiz de Direito), que teve um problema com ele.

Década de 70 C - Academia do Joe foi mais na frente, e foi um dos bons professores de boxe que teve aqui no Maranhão. Ele já foi aluno de, eu acho se a memória não me falhar, ele foi o primeiro a montar uma academia de boxe particular, acho que ele foi aluno do Oton, acho que foi o Oton o primeiro professor nosso em 1971, 72, lá no Costa Rodrigues, tínhamos toda modalidade, funcionava as escolinhas todas, funcionava judô, Karatê, que foi o primeiro a introduzir uma escolinha aqui foi o professor Ribamar e ele está até hoje aí... você sabe quem é o Ribamar?

C – Ele veio de Belém e foi o primeiro a ter uma Escola Academia de Karatê no Maranhão, foi lá dentro do Costa Rodrigues com ele. Dimas era Ginástica Olímpica, Handebol, também tem ligação com o Dimas... Total funcionou, mas... Aí já é outra etapa que nós estamos pegando.

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.