Brincadeiras e jogos de outros países: proposta de formação continuada de professores de educação física
Por Fábio Henrique Missari (Autor), Luiz Gustavo Bonatto Rufino (Autor).
Em XX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Embora seja um fenômeno sociocultural complexo e multifacetado, nas atuais estruturas formativas, sobretudo nos cursos de formação de professores, muitas vezes, o jogo tende a ser amplamente negligenciado ou considerado de pouca relevância, ficando limitado a atividades práticas nos currículos, sem um aprofundamento nas reflexões, análises e ressignificações das racionalidades que orientam e guiam tais processos, impactando de diferentes maneiras na formação e na prática docente. Comumente, há também perspectivas que compreendem tal fenômeno somente do ponto de vista funcionalista ou ligado à apenas a oferecer um conjunto de vivências lúdicas sem um aprofundamento de suas bases epistemológicas. Essa problemática é agravada quando se pensa em como tais práticas são apresentadas em termos de políticas públicas, como por exemplo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que compreende as brincadeiras e jogos como atividades voluntárias que são exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela criação e alteração de regras, pela obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente, bem como pela apreciação do ato de brincar em si. Nessa conjuntura, a presente pesquisa tem como objetivo principal investigar de que forma um curso de formação continuada de professores, voltado ao ensino das brincadeiras e jogos de outros países nas aulas de Educação Física, pode contribuir com o desenvolvimento do trabalho pedagógico, bem como analisar em que
medida tal processo pode provocar transformações na prática docente. O estudo adota como caminho metodológico a pesquisa com abordagem qualitativa, buscando descrever e interpretar os aspectos subjetivos de fenômenos sociais e do comportamento humano, sem a necessidade de quantificações. Os dados serão coletados e desenvolvidos posteriormente. Dados preliminares advindos do diálogo com a literatura e dos resultados de um projeto piloto realizado na rede municipal de ensino de Jundiaí – SP, indicam que os professores apresentam inúmeras dificuldades ao tematizar e desenvolver propostas com as brincadeiras e jogos de outros países, principalmente aquelas que se distanciam do enfoque tradicional, usualmente utilizado nas aulas de Educação Física. A partir dos objetivos propostos, será elaborado um curso de formação continuada, envolvendo a temática, constituído de cinco encontros presenciais, voltado para professores de Educação Física que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de ensino de Jundiaí (SP). Todos os encontros serão avaliados pelos participantes a partir da técnica do Jornal Mural, proposta por Freinet. Além disso, serão implementados questionários compostos de perguntas abertas e fechadas e os encontros serão gravados/filmados para posterior transcrição e análise. A análise dos resultados será organizada a partir dos dados obtidos com os diferentes instrumentos de coleta e ocorrerá a partir da técnica de Análise de Conteúdo, sendo todos os dados levantados, submetidos à análise categorial temática de conteúdos. Desta forma, pretendemos preencher uma lacuna no entendimento acadêmico, acerca da formação continuada das brincadeiras e jogos de outro países, revelando a riqueza, a pluralidade e a diversidade deste universo, ainda pouco valorizado e estudado.